Studio Gang, um escritório de arquitetura e empresa de desenho urbano reconhecida por sua criatividade e abordagem criativa, fez uma parceria com a SCAPE, empresa de arquitetura urbana e paisagismo baseada em Nova Iorque. A comunidade internacional de arquitetura reconheceu as fundadoras de ambas as empresas, Jeanne Gang e Kate Orff, respectivamente, como inovadoras em seus campos de projeto. Juntas, essas empresas criaram a proposta selecionada para a orla de Memphis.
A orla marítima é composta por cinco zonas: Fourth Bluff, Mud Island, Parque Tom Lee, Parque MLK e Greenbelt Park. Áreas como o Tom Lee Park abrangem uma vasta área de terreno plano, caminhos de pedestres e comodidades simples. A maior característica do parque é a sua visão que abrange os elementos naturais e urbanos da paisagem da cidade.
O projeto foi orientado pelo estabelecimento de um conceito baseado em três princípios projetuais: fomentar, restaurar e conectar. A proposta de Studio Gang / SCAPE promove o orgulho civil e a identidade local, ao mesmo tempo que restaura a ecologia natural da orla marítima e conecta elementos da orla ao centro da cidade.
“No cerne de nosso trabalho, acreditamos em um processo de co-criação para traduzir visões complexas em ações realizáveis junto a bairros e partes interessadas. Tom Lee Park apresenta uma tremenda oportunidade de envolver Memphians e visitantes com o Mighty Mississippi. ”- Kate Orff, fundadora e diretora do SCAPE.
Anteriormente selecionado pelo ArchDaily como uma das melhores empresas de arquitetura do mundo, o amplo portfólio do Studio Gang abrange tipologias de construção. O projeto para o rio Memphis permite que os visitantes se envolvam com a área através de várias atividades que irão agradar a um conjunto diversificado de pessoas. O projeto começou com um estudo cuidadoso do local, seu potencial cívico e econômico e o envolvimento da comunidade, bem como uma análise ecológica.
Possibilitada por uma parceria com a The Memphis River Parks Partnership, a organização trabalhará em estreita colaboração com a equipe de projeto e a comunidade de Memphis para introduzir oportunidades adicionais de engajamento público ao longo do projeto e integrar o desenvolvimento da orla à cultura local.
Notícias via: Memphis River Parks Partnership