O escritório SHoP Architects divulgou novas imagens de seu projeto para o novo complexo da Embaixada dos EUA (NEC) em Tegucigalpa, Honduras. Em 2013, o escritório estava entre os selecionados pelo Escritório de Operações de Obras no Exterior (OBO) do Departamento de Estado dos EUA para projetar instalações que atendessem às suas necessidades operacionais, incorporando e transmitindo o espírito e os valores mais elevados do país.
O projeto se inspira na paisagem montanhosa de Honduras, estabelecendo uma espécie de conexão entre os edifícios e o contexto natural. A fachada norte dialoga com a cidade, criando uma entrada acolhedora para a chancelaria, enquanto as fachadas leste, oeste e sul são mais sólidas e fechadas. À medida que percorremos o espaço, a leitura do edifício muda consideravelmente, de aberta e transparente para imponente e sólida. A paleta de materiais desempenha um papel importante na conexão do interior com o exterior, incorporando as aletas de alumínio anodizado de cor de cobre usadas na fachada e fazendo referência ao calcário de tom claro, à madeira e às rochas da paisagem.
Especial atenção foi dada ao sombreamento e ao conforto térmico, implementando estratégias para mitigar o ganho de calor solar e permitir iluminação natural generosa. Durante o processo de projeto, a equipe utilizou várias ferramentas, incluindo a realidade virtual, para a tomada de decisões, criando modelos em todas as escalas para estudar as diferentes possibilidades e metodologias construtivas.
O novo complexo da Embaixada deve ter suas obras iniciadas ainda este ano e tem conclusão prevista para 2022.