- Área: 215 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Martin Čeněk
-
Fabricantes: Catalano, Moooi, Stuv, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência foi construída em um terreno inclinado espaçoso e parcialmente florestado com um pequeno lago na sua parte mais aberta. O objetivo do projeto era minimizar o impacto do volume generoso no terreno e no jardim e conectar a casa tanto quanto possível com o ambiente ao trabalhar a relação entre o volume e o terreno, bem como a escolha dos materiais. Uma pedra similar a encontrada na região foi usada para as fachadas dos volumes acima do solo e para as paredes estruturais.
A casa é composta por dois volumes básicos, o inferior e maior contém a parte “pública” parcialmente escavada no terreno inclinado e delimitada por paredes de revestimento de pedra que continuam no interior. Sua frente sudeste é totalmente envidraçada e aberta, permitindo que o interior flua livremente para a natureza circundante. O volume superior é consideravelmente menor e recuado do perímetro do pavimento inferior. Ele contém a parte privada da casa com um deck e telhado jardim que continua livremente na parte superior do terreno. Os vizinhos do lote acima percebem a casa como uma pequena edificação de pedra de um único pavimento. As grandes janelas dos dormitórios são sombreadas por persianas de aço branco perfuradas e deslizantes.
O interior do pavimento público da residência é muito aberto e flui do hall de entrada para a sala de estar e cozinha, as zonas de jantar e de relaxamento têm diferentes alturas e são separadas por um bloco de lareira. O acesso ao andar privativo é feito por uma escada de aço em balanço com uma claraboia acima.
A casa é eficiente energeticamente, acentuando o uso de ganhos solares no inverno e eliminação do superaquecimento durante o resto do ano.