O escritório Pavel Hnilicka Architekti foi anunciado como vencedor de um concurso internacional para projetar a transformação da Praça da Vitória em Praga. Liderado por Pavel Hnilička, Eva Macáková e Josef Filip, o projeto vencedor procura desviar todo o tráfego existente para longe da praça, transformando o espaço em um monumento para as pessoas.
A proposta prevê a remoção dos trilhos de bonde da praça, que serão realocados para o limite oeste e para a rua Evropská. Embora a ideia seja acabar com a circulação de automóveis na praça, o novo plano de tráfego acomodará mais carros do que o desenho existente, ao passo que o centro da rotatória existente se tornará um “espaço funcional para uso universal”.
O plantio planejado de árvores separará a rodovia do centro da praça, permitindo uma experiência tranquila para os pedestres, enquanto uma nova saída de metrô e faixas de pedestres permitirão o fácil acesso ao novo espaço urbano.
Um monumento central, originalmente concebido como um obelisco a partir dos planos de Antonín Engel, será o marco visual deste novo espaço público. O júri levantou a proposta de elaborar um concurso para a concepção deste monumento, que será uma homenagem aos soldados estrangeiros da Segunda Guerra Mundial.
O pensamento de Antonín Engel influenciou muito Praga. Embora seu plano original nunca tenha sido construído, a geração atual de designers urbanos continua seu legado. O projeto vencedor é um bom exemplo disso.
-Ondřej Boháč, Diretor, IPR Prague