Forensic Architecture foi coroado como vencedor do Beazley Designs of the Year, com sua exposição “Counter Investigations”. A empresa empreendeu um excelente trabalho nos últimos anos, descobrindo insucessos de justiça e crimes de guerra internacionais por meio de análise arquitetônica de imagens. notícias, imagens de satélite e informações de crowdsourcing.
O grupo de investigação, baseado na Goldsmith University London, está atualmente indicado para o Prêmio Turner 2018. O grupo interdisciplinar abrange arquitetos, cineastas, jornalistas, advogados e cientistas dedicou sua energia para investigar violações de estado e corporações em todo o mundo.
A exposição “Counter Investigations” mostra o trabalho do grupo desde o seu início em 2010 pelo arquiteto Eyal Weizman. O banco de dados de crowdsourcing online atrás da Forensic Architecture foi exemplificado recentemente com a notícia de que a equipe pretendia coletar relatos em primeira mão das pessoas sobre o incêndio da Torre Grenfell em Londres em junho de 2017 através do Grenfell Media Archive, para mapeá-los em um modelo 3D do torre e analise exatamente como a tragédia ocorreu.
Exemplos anteriores do trabalho ativista da Forensic Architecture incluem uma colaboração com a Anistia Internacional para criar um modelo 3D de Saydnaya, uma prisão de tortura síria, usando modelagem arquitetônica e acústica em 2016. Reconstruindo a arquitetura do centro de detenção secreto da memória dos sobreviventes refugiados, o projeto concentrou a atenção em eventos traumáticos sofridos na prisão.
Heatherwick Studio também foi reconhecido nos prêmios, vencendo a categoria Arquitetura com seu Zeitz MOCAA na Cidade do Cabo. O esquema, esculpido em concreto, reaproveita um antigo silo de grãos no maior museu do mundo dedicado à arte contemporânea da África.
Ao ganhar o prêmio geral, a Forenic Architecture junta-se aos vencedores anteriores do Design do Ano, como o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana de Adjaye Associates, e o Centro Heydar Aliyez, de Zaha Hadid Architects.
Notícia via: The Design Museum