Infelizmente, os desastres naturais no mundo continuam a deixar milhares de pessoas desabrigadas todos os anos, forçando-os a buscar refúgio sem outra alternativa. Em muitas ocasiões, as cidades não conseguem abrigar os refugiados, limitando sua cobertura. Somado a isso, as dificuldades para sustentar as vítimas de forma digna tornam-se cada vez mais complexas, levando as estratégias convencionais ao colapso.
É aqui que a inovação, a criatividade e a vontade exercem um papel importante nas diferentes práticas de construção que funcionam de forma eficaz e que, finalmente, se tornam um modelo de construção importante no mundo.
Existem alguns princípios que devem ser levados em conta se quisermos projetar uma estrutura emergente ou transitória, e é por isso que reunimos algumas dicas que esperamos que possam ser úteis.
Materiais de fácil acesso ajudarão na construção mais rápida
Materiais econômicos e de construção fácil serão vitais para o aproveitamento dos recursos disponíveis. É importante analisar o contexto em que decidimos projetar algum tipo de construção emergente, uma vez que nos permitirá implementar alguns materiais da região, definindo a técnica apropriada que devemos aplicar para o projeto.
É importante usar materiais com baixo impacto no meio ambiente: muitas vezes esquecemos o que acontece no final do ciclo de vida de uma construção, e ter planejado sua reutilização nunca será demais. Isso nos ajudará a reduzir a pegada ecológica de nossa construção em qualquer parte do mundo.
Fácil montagem e desmontagem sem requerimentos técnicos
Existem diferentes manuais de projeto, onde podemos aprender a usar e entender o uso de técnicas baseadas em processos de transmissão e aplicação de conhecimento. Isso tornará mais fácil para muitas comunidades moldarem seu entorno físico, usando estratégias de projeto e construção com propostas de participação, permitindo que os protótipos sejam construídos de forma mais rápida e eficiente em situações de emergência.
Uma estrutura com grande vida útil
Embora seja uma construção temporária, devemos ter previsto que algumas das estruturas podem se tornar permanentes. O tempo em que a construção é estimada pode ser prolongado, por isso é importante entender as tipologias e as várias condições climáticas para que isso aconteça. Shigeru Ban, Prêmio Pritzker 2014, projeta residências temporárias de grande qualidade espacial para refugiados, considerando uma constante evolução de seus projetos como modelo de crescimento.
Maximizar o conforto interno com o menor consumo energético
A implementação de estratégias bioclimáticas e sustentáveis ajudará a melhorar as condições de habitabilidade dentro do espaço. Sem dúvida, a orientação da construção para aproveitar os ganhos solares ajudará a melhorar o condicionamento em seu interior. Se usarmos massa térmica - como paredes de adobe - isso maximizará o ganho de calor com maior duração. Por outro lado, a implementação de telhados inclinados ajudará a coleta de água da chuva que permitirá ser usada para diferentes ofícios.
Se você está procurando trabalhos de referência de transição ou construções de emergência, então destacamos quatro obras que podem lhe interessar: