-
Arquitetos: en-route-architecture
- Área: 100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yiorgis Yerolymbos
-
Fabricantes: DuPont, Ekal, Gernorimatos, Ideal Standard, REHAU
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Paralela é uma residência de verão situada dentro de uma área natural isolada de uma ilha grega das Cíclades. As grandes mudanças topográficas da paisagem circundante representam ao mesmo tempo a fonte conceitual e a diretriz do partido arquitetônico.
A casa - posicionada paralelamente à vista para o mar - é organizada como uma sequência de ambientes, que vão de lugares ao ar livre a parcialmente cobertos até espaços completamente fechados.Estes volumes criam molduras cinematográficas da paisagem circundante, do Mar Egeu e das ilhas vizinhas.Devido à topografia íngreme, a parte de trás da casa está enterrada na terreno, enquanto a frente é totalmente exposta para a vista. Todas as funções de apoio da casa são colocadas ao longo da parede posterior, permitindo uma circulação livre e vistas privilegiadas de dentro da casa e para a paisagem.
O uso estrutural e estético do concreto aparente é uma interpretação contemporânea de uma casa de pedra tradicional. Esta reinterpretação das técnicas construtivas tradicionais também está relacionada à integração de técnicas ativas e passivas de aquecimento, refrigeração e geração de energia. Tais técnicas permitem, assim, um elevado grau de eficiência e independência energética.
Um corredor recuado na parte de trás da casa captura os ventos predominantes, permitindo a ventilação cruzada e mantendo a casa fresca durante todo o ano. A cobertura é utilizada para coletar a água da chuva em tanques, a qual posteriormente é reutilizada na casa. Painéis solares escondidos na paisagem produzem energia suficiente para manter a casa sem depender da rede elétrica convencional.
A Casa Paralela foi construída como um forte e, ao mesmo tempo, mínimo contraste à paisagem circundante. Com isso, o foco é direcionado para a experiência máxima da própria paisagem.