O Royal Institute of British Architects anunciou os vencedores das medalhas 2018 para os melhores projetos de estudantes de arquitetura do mundo. Os vencedores deste ano foram selecionados entre 328 projetos e dissertações enviadas por mais de 100 escolas de arquitetura de 37 países. Três medalhas foram apresentadas, bem como menções a nove estudantes de arquitetura de todo o mundo. A cada ano, as medalhas são concedidas para premiar talentos e promover a inovação na educação em arquitetura.
Medalha de Prata RIBA: Sonia Magdziarz (Escola de Arquitetura de Bartlett, UCL)
O projeto (orientado por Penelope Haralambidou, Michael Tite e Keiichi Matsuda) explora a relação que indivíduos e comunidades têm com sua herança cultural. A proposta de Sonia esculpe fisicamente uma história folclórica finlandesa no tecido de uma cidade e reinterpreta tipologias contemporâneas como uma biblioteca, uma oficina e um arquivo cultural para questionar se podemos preservar e disseminar o conhecimento. O novo edifício da Sonia enfatiza sutilmente o poderoso papel que os arquitetos desempenham na definição do patrimônio cultural e da identidade das comunidades.
A categoria da Medalha de Prata RIBA foi concedida a:
Sam Coulton (Escola de Arquitetura de Bartlett, UCL) para ‘"Jardins físicos de Londres: uma nova necrópole"
Kevin Herhusky (Universidade Estadual Politécnica da Califórnia) para "Infraestruturas da memória, corpos fitogênicos em uma nuvem de concreto"
Ruth McNickle (Escola de Arquitetura e Paisagismo de Edimburgo) para "Lavrar o Prado: um sulco de reconstrução"
Medalha de Bronze RIBA: Justin Bean (Universidade de Bath)
Para seu projeto (orientado por Martin Gledhill e Frank Lyons), Justin projetou um hotel situado dentro de uma subestação elétrica. A proposta de Justin explora a relação muitas vezes desconfortável entre humanos e tecnologia e questiona se essa relação deve ser complementar em vez de antagônica. Na ficção científica, os seres humanos são frequentemente retratados como fascinados pelas máquinas e seu papel nos mundos futuros, seja confiando na máquina para desenvolver padrões de vida melhorados ou para ameaçar seus meios de subsistência. O projeto de Justin propõe um espaço físico onde as diferenças entre humanos e artificiais não são mais divergentes, e o resultado é uma peça arquitetônica resolvida que é ao mesmo tempo sofisticada e bonita.
A categoria da Medalha de Bronze foi concedida a:
Alexander Wilford (Universidade de Greenwich) para "Smithfield Lorry Depot"
Camille Bongard (Architectural Association) para "Um cronograma coreografado, reescrevendo o contrato de construção do RIBA"
Sam Beattie (Universidade de Nottingham) para "Uma ponte para o bem-estar"
Medalha de Dissertação RIBA: Rosemary Milne (Escola de Arquitetura e Paisagismo de Edinburgh)
O projeto de Rosie analisa as obscuridades e ineficiências do recanto que o levaram a se tornar uma espécie de espaço em extinção, negligenciadas em favor de eficiências, transparências e espaços abertos. A dissertação examina a natureza complexa do recanto e enfatiza a sua necessidade e relevância continuada para a prática arquitetônica e pensamento. Os juízes foram unânimes em sua avaliação do estudante como um novo talento importante e que uma submissão desta qualidade em nível de graduação é enormemente impressionante.
A categoria da Medalha de Dissertação foi concedida a:
Ethan Loo (Universidade de Sheffield) para "Lendo o Passado e o Distante: Simulação, Significado e Macau"
Marie-Henriette Desmourès (Universidade Metropolitana de Londres) para "O Vidente do Corpo Inteiro: Cegueira como Narrativa, Sujeito e Modo de Ver"
Mark Shtanov (Universidade de Cambridge) para "Um outro hotel na África: um novo protótipo para um projeto de hotel a uma comunidade e com uma escola de hospitalidade anexa, em Lekki, Nigéria"
O presidente do RIBA, Ben Derbyshire, declarou que “a amplitude e a escala do talento evidenciadas nas propostas de projeto e nos escritos produzidos pelos vencedores deste ano são verdadeiramente notáveis. Esta é uma geração emergente de pensadores habilidosos, capazes de destilar ideias complexas e resolvê-las em propostas arquitetônicas sofisticadas. Eles são todos talentos para serem assistidos.
A entrega de Medalhas pelo Presidente RIBA 2018 acontecerá no RIBA, em Londres, de 5 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019, antes de ser realizada em todo o Reino Unido e internacionalmente.