"Passeio sobre os vinhedos" é um projeto que se encontra próximo ao povoado de Kobylí na colina de Kobylí vrch, um local coberto por vinhas e com um cume de 334 metros de altura. "Foi este lugar que nos inspirou a projetar o Passeio. A plataforma de observação é uma rampa circular de 334°, com vista discreta à bela paisagem circundante. O círculo representa o ciclo natural da vida e é uma referência simbólica ao crescimento de Kobylí", explica Jiří Vojtěšek, um dos arquitetos.
"Graças ao plano inclinado que substitui as escadas, o 'Passeio sobre os Vinhedos' é acessível para aqueles que não podem subir torres de observação comuns. Do ponto mais alto, a 7,6 metros do solo, as pessoas podem ser a paisagem cultural de Lednice-Valtice (Patrimônio da Humanidade pela Unesco), a Cordilheira dos Pequenos Cárpatos ou até mesmo os Alpes austríacos em situações de boa visibilidade", diz Jakub Roleček, o segundo arquiteto.
No conceito do projeto, o percurso é tão importante quanto a vista da parte de cima. O Passeio foi equipado com placas de informação que representam uma linha de tempo e espaço. Junto com seu percurso até a parte de cima, as pessoas podem encontrar placas com setas que apontam para os pontos de referência importantes da área, e nelas também há informações sobre eventos futuros e históricos da região. Além disso, algumas delas fazem, inclusive, perguntas filosóficas aos visitantes.
Construção
A rampa do Passeio consiste em oito segmentos de piso idênticos e mais três segmentos atípicos no início e no final. Estes elementos são suportados por 19 finos pilares duplos de aço. Mais de 11 toneladas de aço foram utilizadas na construção do projeto, incluindo o guarda-corpo. O piso é formado por mais de 500 cubos de madeira, enquanto mais de 1000 tábuas e 130 metros de corrimão de madeira foram utilizados para construir o guarda-corpo. Para a fundação foram usadas bases de concreto reforçado de 1,2x1,2 metros.