Richard Rogers foi premiado com a Medalha de Ouro AIA 2019 pelo Instituto Americano de Arquitetos. O renomado arquiteto e fundador da Rogers Stirk Harbour + Partners foi reconhecido “por sua influência no ambiente construído [que] redefiniu as responsabilidades de um arquiteto com a sociedade”.
Honrando “um indivíduo ou um par de arquitetos cujo corpo significativo de trabalho teve uma influência duradoura na teoria e na prática da arquitetura”, a Medalha de Ouro do AIA é frequentemente considerada a maior honraria concedida nos Estados Unidos pela arquitetura.
Como um dos principais arquitetos do movimento britânico High-Tech, Richard Rogers, vencedor do Prêmio Pritzker, destaca-se como um dos arquitetos mais inovadores e distintos de uma geração. Rogers fez seu nome nos anos 70 e 80, com edifícios como o Centre Georges Pompidou em Paris e a sede do Lloyd's Bank em Londres. Até hoje, seu trabalho é executado com motivos semelhantes, utilizando cores brilhantes e elementos estruturais para criar um estilo que é reconhecível, mas também altamente adaptável.
Rogers nasceu em Florença, mas sua família se mudou para a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, quando Rogers era criança. Depois de frequentar a Architectural Association em Londres, Rogers estudou nos Estados Unidos na Universidade de Yale, onde conheceu o compatriota Norman Foster. Depois de se formarem, os dois arquitetos uniram forças com Su Brumwell e Wendy Cheeseman para formar o Team 4 em 1963. Embora sua colaboração como Team 4 durasse apenas quatro anos, ela seria um estágio formativo crucial na arquitetura britânica, como Rogers e Foster. passou a ser os principais nomes da cena britânica de alta tecnologia.
Nos anos 1990, Rogers se envolveu na política britânica, ocupando um lugar na Câmara dos Lordes como um Labour Peer (seu título completo é Baron Rogers, de Riverside). Isto levou a um convite do governo para criar a Força-Tarefa Urbana, que em 1998 realizou uma revisão das causas da decadência urbana e delineou uma visão para o futuro das cidades britânicas no artigo "Towards an Urban Renaissance." Por 8 anos ele também foi o principal conselheiro em arquitetura e urbanismo para o prefeito de Londres.
Em anos mais recentes, Rogers continuou a produzir trabalhos de grande mérito, ganhando o Prêmio Stirling em 2006 e 2009, e o Prêmio Pritzker em 2007.
Como o 75º ganhador da Medalha de Ouro, Rogers se junta a uma lista estimada de vencedores, incluindo Frank Lloyd Wright (1949), Louis Sullivan (1944), Le Corbusier (1961), Louis I. Kahn (1971), IM Pei (1979). Thom Mayne (2013), Julia Morgan (2014), Moshe Safdie (2015) e Denise Scott Brown e Robert Venturi (2016). No ano passado, o prêmio foi entregue a James Stewart Polshek.
Notícia via: The American Institute of Architects