Portugal terá mais uma obra de autoria de Álvaro Siza. O mais ilustre arquiteto português foi convidado pelas autoridades de Oleiros a projetar a requalificação do Miradouro do Zebro, importante ponto turístico da cidade que se localiza na região central do país.
Orçado em dois milhões de euros, o projeto de requalificação contará também com a construção de uma ponte suspensa que conectará Oleiros, Pampilhosa da Serra e Fundão.
O Miradouro do Zebro é um sítio arqueológico que permite a observação dos materiais que constituíam o fundo do mar há 500 milhões de anos atrás. Os compostos orgânicos e minerais de então foram trazidos à tona após a colisão de placas tectônicas que deu origem ao supercontinente Pangeia, e agora conformam os cumes da Serra do Muradal, em Oleiros.
Segundo o presidente do conselho municipal de Oleiros, Fernando Marques Jorge, o projeto de Siza contribuirá não apenas para o desenvolvimento turístico da região, mas também para a fixação de pessoas na cidade. O orçamento para a realização do projeto foi aprovado por unanimidade pelo conselho e as obras devem ter início em 2019.
Fonte: Expresso.