O escritório Kohn Pedersen Fox (KPF) divulgou sua proposta para a Azrieli Tower em Tel Aviv. O edifício de geometria elíptica e 340 metros de altura - que será o mais alto de Tel Aviv - busca estabelecer uma nova identidade dinâmica em meio a um conjunto já estabelecido de torres perfeitamente quadradas, circulares e triangulares.
Projetada em colaboração com o escritório MZA e o Azrieli Group, a torre da KPF assume a forma de uma espiral, com a camada mais externa envolvendo estabelecimentos comerciais pré-existentes. À medida que se ergue, a fita da espiral, que constitui a fachada do edifício, se estreita para definir o contorno da planta "tipo" do programa corporativo. A porção mais alta do edifício receberá programas residencial e hoteleiro.
No total, o projeto terá 65.000 metros quadrados de escritórios, 17.000 metros quadrados de residências, 15.000 metros quadrados para hotel e 15.000 metros quadrados de comércio. O topo da torre será dedicado a reuniões e entretenimento públicos, com vistas para o skyline de de Tel Aviv para o Mar Mediterrâneo.
O projeto nos permite unificar o espaço urbano do Centro Azrieli. A fachada em espiral parece cobrir elegantemente a estrutura da torre e da base. Ao abraçar o complexo existente, unifica as quatro torres em uma única composição. O objetivo é revigorar ainda mais esse aglomerado urbano, ressaltando sua importância como um dos mais importantes epicentros de Tel Aviv.
- James von Klemperer, Presidente e Diretor de Projetos da KPF
O projeto é o mais novo arranha-céu da KPF, que também projetou os edifícios mais altos de Paris (Tour First), Seul (Lotte World Tower), Pequim (CITIC Tower) e Shenzhen (Ping An Finance Center).
Recentemente, o escritório divulgou imagens de suas propostas Huamu Lot 10 torres em Xangai, que pretende criar um "novo urbanismo participativo".
Via: KPF