Escrito em 300 a.C., "Os Elementos" de Euclides é uma coleção de 13 livros que apresentam definições, proposições e evidências matemáticas, sendo considerada uma obra instrumental no desenvolvimento da lógica e da ciência moderna. Com o advento da imprensa, muitas edições do livro foram relançadas através dos séculos.
Uma das mais famosas é a edição de Oliver Byrne, de 1847, que compreende os seis primeiros livros e se destaca pelo uso da cor, em vez de letras, para nomear ângulos e formas.
Para trazer os belos trabalhos de Byrne de volta à vida, Nicholas Rougeux desenvolveu uma plataforma digital que reapresenta os seis livros por meio de reproduções digitais, diagramas interativos, referências cruzadas e pôsteres.
Os diagramas do site foram criados a partir do escaneamento dos originais para garantir que permanecessem fiéis aos princípios geométricos de Euclides, ao passo que outros elementos foram transformados em desenhos clicáveis, promovendo a interação e facilitando a compreensão das ideias originais da obra.
Rougeux procurou manter o espírito das edições de Byrne, aderindo à tipografia Caslon somada a ligaduras e números em estilo antigo. Iniciais ornamentadas, originalmente desenhadas por Mary Byfield, também foram reproduzidas como uma fonte personalizada e estão disponíveis para download gratuito sob uma licença CC.
Além do banco de dados on-line, Rougeux produziu um pôster colorido e detalhado a partir do trabalho de Byrne, contendo todas as ilustrações geométricas da edição de 1847. Mais informações sobre os pôsteres podem ser encontradas no site oficial.
Via: Nicholas Rougeux