A UNESCO indicou recentemente oito projetos do aclamada arquiteto americano Frank Lloyd Wright para a inclusão na lista de Patrimonio Mundial da Humanidade. Intitulada de “a arquitetura do século XX por Frank Lloyd Wright”, a lista de oito grandes obras é uma revisão de uma proposta anterior apresentada em fevereiro de 2015.
Solicitada pela Frank Lloyd Wright Building Conservancy, a lista de reconhecimento abrange algumas das mais importantes obras da extensa carreira de Frank Lloyd Wright, contando com o Unity Temple, a Taliesin West, a Casa da Cascata e o Museu Guggenheim de Nova Iorque.
A lista agora encontra-se nas mãos do Conselho Internacional da UNESCO, que atua como assessor oficial do Comitê do Patrimônio Mundial. Seguindo a recomendação do órgão, a proposta será avaliada durante a Reunião do Patrimônio Mundial de 2019 que acontecerá em julho do ano que vem na cidade de Baku, no Azerbaijão.
Como a única organização voltada à promoção e preservação da obra remanescente projetada por Frank Lloyd Wright, essa proposta de reconhecimento é o mais importante projeto que já empreendemos ao longo de nossa história. Após o encaminhamento da proposta ao Comitê do Patrimônio Mundial em julho de 2016, o Frank Lloyd Wright World Heritage Council trabalhou em estreita colaboração com o United States National Park Service e com o ICOMOS para revisar e reavaliar a proposta apresentada.
- Edith Payne e Barbara Gordon, Presidente e Diretora Executiva da Frank Lloyd Wright Building Conservancy
Se a proposta for aceita, estas oito obras de Wright se juntarão a uma lista que atualmente conta com 1.092 bens declarados Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. A extensa lista inclui alguns dos edifícios mais icônicos do mundo, como o Taj Mahal e a Opera House de Sydney. Estruturas reconhecidas por seu extraordinário significado cultural e "valores universais excepcionais".
As obras de Wright no entanto, somariam-se a uma restrita lista de bens declarados Patrimônios da Humanidade nos EUA, tornando-se os primeiros edifícios modernos a constar nesta lista que conta atualmente com apenas 24 obras. Embora o título de Patrimônio Mundial não imponha novas regulamentações e restrições às propriedades, ela identifica uma zona de aproximação e influência ao redor da obra que deve ser considerada para proteger a configuração original da propriedade.
Os oito projetos de Wright sob consideração da UNESCO podem ser vistos abaixo. Para mais informações, visite o site oficial do Frank Lloyd Wright Building Conservancy ou acesso o documento enviado à UNESCO.