A Universidade de Tecnologia de Sydney abrirá a primeira faculdade residencial Indígena da Austrália para encorajar mais estudantes aborígines a ingressarem no ensino superior. A instalação de US$ 100 milhões oferecerá uma gama abrangente de serviços para celebrar a identidade e a cultura indígena. Estudantes de toda a Austrália serão convidados a se inscrever e o custo de sua acomodação e serviços de apoio, como tutoria e orientação, serão cobertos pela universidade.
Concebida de modo a formar espaços públicos voltados a eventos comunitários e atividades educacionais, a nova faculdade receberá um programa de eventos em colaboração com uma gama de parceiros educacionais, culturais, comunitários, indústria e governamentais. A universidade espera que o novo projeto possa ajudar a remover as barreiras, como custo e isolamento cultural, que têm impedido o acesso à educação universitária. Bolsas de estudo e suplementos de acomodação estarão disponíveis para os residentes indígenas.
A universidade divulgou que a instalação terá capacidade para 250 residentes, a maioria dos quais será indígena. Michael McDaniel, vice-concelheiro da UTS para liderança e engajamento indígena, disse: “A faculdade afirma o valor inestimável da identidade indígena para toda a Austrália, em um contexto educacional e além. Do projeto arquitetônico e de interiores aos programas, áreas de vivência e comunitárias, todos serão conduzidos e informados por perspectivas, identidades e culturas indígenas."
A nova faculdade será inaugurada antes de 2023 e será financiada em conjunto pela UTS e pelo governo australiano.