O estádio recém-concluído Wanda Metropolitano em Madri, projetado por Cruz y Ortiz Arquitectos, foi eleito o melhor do mundo durante o World Football Summit 2018. Inaugurado em setembro de 2017, o estádio será palco da final da UEFA Champions League 2019 em maio deste ano.
Ao atribuir o prêmio, o júri destacou a estética do edifício, seu programa operacional, a flexibilidade para realizar uma ampla gama de eventos, o uso de tecnologias e, acima de tudo, a experiência única para o espectador em termos de conforto, serviços e segurança.
Situado na capital espanhola, o estádio do Atlético de Madri superou outros candidatos como o Mercedez Benz Stadium, em Atlanta, e o Century Link Field, em Seattle.
Além do Wanda Metropolitano, o escritório Cruz y Ortiz é responsável também pelo projeto do principal estádio da candidatura de Marrocos à Copa do Mundo de 2026, vencida conjuntamente pelo Canadá, México e Estados Unidos. Eles também estão trabalhando atualmente no projeto do estádio Dalian Yifan Football Club na China e em outra estrutura esportiva na Suíça.
Além de estádios, a empresa é amplamente conhecida por seu abrangente projeto de restauração do Rijksmuseum em Amsterdã, premiado como Museu Europeu do Ano de 2015 pelo European Museum Forum.
Via: Cruz y Ortiz