O escritório japonês Azusa Sekkei foi selecionado para elaborar o projeto de reuso adaptável do Newcastle Courthouse na Austrália. O antigo edifício se tornará um campus internacional da Universidade Nihon, com sede em Tóquio. A proposta inclui a demolição dos acréscimos modernos do tribunal, que serão substituídos por edifícios de quatro pavimentos. De estética minimalista, o projeto foi pensado de modo a seguir a simetria do antigo tribunal, ao passo que conserva a estrutura original dos programas educacionais.
"O projeto, em si, não é esteticamente expressivo, de modo a não concorrer com o antigo tribunal", afirmaram os arquitetos no memorial que acompanha a proposta. Respeitando o gabarito de 10 metros de altura, o novo desenho busca uma forte integração com o edifício pré-existente, projetado pelo arquiteto colonial James Barnet e inscrito na lista de patrimônio da Austrália. A nova proposta incluirá espaço para mais de 100 leitos, além das instalações educacionais.
Em seu novo campus, a Universidade Nihon promoverá palestras públicas sobre temas judiciais e jurídicos. A programação e as palestras também se estenderão a práticas culturais japonesas, incluindo cerimônias de chá, caligrafia e arranjos de flores. O novo campus da Nihon abrigará, também, um programa internacional de intercâmbio de idiomas que hospedará estudantes japoneses para estadias de um a dois meses para praticar inglês.