C.F. Møller Architects e BRUT ganharam um concurso para o projeto de um ambicioso desenvolvimento urbano em Ostend, na Bélgica. O bairro de 500 casas demonstra um método de usar uma escala humana para melhorar a qualidade de vida dos moradores e do reino urbano.
O projeto está centrado no bairro de De Nieuwe Stad, onde um esquema existente de habitação social de 1972 se tornou obsoleto. O concurso para a remodelação completa do local atraiu 54 empresas.
Este projeto oferece uma oportunidade única para restaurar a imagem de tipologias de arranha-céus dentro do contexto de habitação social, especialmente porque os atuais moradores declaram que gostam de morar no bairro. Afinal, o arranha-céu é hoje muito atual na discussão sobre adensamento e ganha terreno em outros segmentos do mercado imobiliário.
-Gunther Slagmeulder, arquiteto e sócio, BRUT
A proposta apresenta uma família de 10 "casas de bloco" e 4 "casas altas", maximizando a ligação do local entre o cinturão verde e o centro da cidade. As formas compactas se reúnem em torno de três pátios, cada um com seu próprio caráter. Inspirando-se em edifícios modernistas existentes, o esquema incorpora grandes áreas envidraçadas e amplos terraços.
Os três pátios funcionam como uma ponte entre os prédios existentes e os novos, com entradas para edifícios ao lado de playgrounds, unidades comerciais e estacionamento compacto. Uma nova bicicleta e uma conexão a pé ao centro da cidade são estabelecidas ao longo de um antigo córrego, incorporando o esquema em um contexto urbano maior.
O local também abrigará o Parque Riacho, um parque paisagístico que se torna uma nova centralidade verde para o bairro. O parque irá incorporar gerenciamento sustentável de água, recreação, natureza e uma estrutura de caminhos agradáveis.
Combinamos esses tipos em uma forma inovadora de vida que combina densidade com domesticidade, um senso de comunidade e escala humana. Uma tipologia habitacional que deixa amplo espaço para uma paisagem verde e lucra ao máximo com essa qualidade.
-Lone Wiggers, sócio e arquiteto, C.F. Møller Architects
Notícia via: C.F. Møller Architects