Os arquitetos do OPEN Architecture projetaram um Campus de 58 mil metros quadrados para a Qingpu Pinghe School em Xangai. Constituído por treze edifícios, este é o segundo projeto de escola primária e secundária proposto pelo escritório, após o elogiado Beijing No.4 High School Fangshan Campus. A ideia de uma escola como vila explora criativamente o desenho urbano contemporâneo, tornando-se um modelo para novos edifícios e campus educacionais em Xangai e além.
O projeto do campus foi pensado como uma constelação orgânica de edifícios menores, unidos por elementos da paisagem. A estratégia é uma resposta direta à prevalência de complexos escolares genéricos de escala exagerada na China. Acomodando um corpo discente para doze anos curriculares diferentes, o projeto oferece espaços de escala adequada às necessidades dos alunos, que, com efeito, passarão muitos anos convivendo diariamente nestes edifícios.
Entre os aspectos mais emblemáticos do projeto está um edifício helicoidal que abrigará o dormitório dos estudantes, um centro de artes multifacetado, “blocos” de sala de aula, um jardim de infância e uma “bibliotheater” - um espaço que combina a biblioteca e o teatro da escola. Essas instalações e outros grandes programas públicos, como a piscina e a academia, serão acessíveis ao público quando a escola não está em funcionamento.
A inauguração da escola está prevista para o segundo semestre deste ano.