Conhecer as histórias por trás de projetos de arquitetura e intervenções urbanas. Essa é a proposta da série inédita ARQ.DOC, que começa a ser exibida em janeiro de 2019 no YouTube. Produzidos em formato de documentário, os episódios pretendem abordar a pluralidade criativa da arquitetura brasileira.
Idealizada pelo experiente diretor e produtor Augusto Custodio, a websérie vai além da divulgação de projetos e tendências. É um convite à reflexão sobre o aspecto humano das construções e de como a arquitetura se relaciona com as pessoas. Um dos capítulos, por exemplo, aborda a evolução dos projetos de cozinha para acompanhar as transformações do próprio jeito de morar do brasileiro.
“O ARQ.DOC é uma narrativa sobre a materialização de ideias e sonhos, traduzida em imagens autorais”, ressalta Custodio, cujo trabalho é marcado por uma linguagem própria, amplamente reconhecida no segmento de arquitetura e interiores.
A primeira temporada terá 11 episódios quinzenais, com duração média de 20 minutos cada. Todos os vídeos contarão com versões legendadas em inglês e espanhol. O lançamento da série está marcado para o dia 29 de janeiro, e já nesse episódio de estreia fica clara a intenção de explorar a diversidade regional da arquitetura brasileira, com projetos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
O novo aeroporto de Vitória e o Centro Cultural Univates, em Lajeado (RS), integram a relação de obras apresentadas no vídeo de estreia, intitulado O Novo Alumínio: Arquitetura, Design e Tecnologia. Também estarão em pauta o Complexo Habitacional Júlio Prestes e a nova sede do Sesc Paulista. Entre os arquitetos entrevistados estão Marcelo Barbosa, Gianfranco Vannucchi, Mario Biselli e Camila Mirapalhete.