Os escritórios ASL Arquitectos (Chile) e Perkins + Will (Estados Unidos) receberam o primeiro lugar no projeto do novo Instituto Hebraico em Santiago, Chile.
Liderados por Abraham Senerman, Diego Rossel e José Gelabert-Navia, a equipe explicou em sua apresentação que "o projeto mantém sua inspiração na letra Shin, mas evolui sua forma para acomodar os três pátios de cada um dos ciclos de ensino. Cada um deles tem uma conexão visual direta com o estádio, permitindo assim a amplitude e a integração com a comunidade".
Segundo o júri, "o projeto inclui as questões levantadas nas bases e é apresentado com uma resposta clara da fachada institucional para a rua - fechada e segura - mas abrindo para o Estádio Israelita com transparência, integrando vistas e usos recreativos para os alunos. A divisão dos diferentes níveis educacionais é resolvida em torno dos três principais pátios do edifício, permitindo diferentes horários e idades de crianças e jovens. A solução proposta também é adaptada ao espírito e projeto educacional do Instituto Hebraico que se reflete na presença em direção à cidade e na solução interior do projeto ".
O arquiteto Erico Luebert foi o diretor do concurso; Andrés Paz, membro do Diretório do Vaad Hajinuj, foi integrado por Hermann Schupper, Presidente del Vaad Hajinuj; Alan Guendelman, presidente do Estadio Israelita Maccabi; Gabriela Manzi, representante do Colegio de Arquitectos de Chile; b, representante da Asociación de Oficinas de Arquitectos (AOA); Guillermo Rosende, arquiteto; e Luis Izquierdo, representante dos Concursantes e Premio Nacional de Arquitectura.
Postaremos mais detalhes do projeto em breve.