A Casa de Vidro, residência onde viveram Lina Bo Bardi e seu marido, Pietro Maria Bardi, por mais de 40 anos e atual sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, abrirá suas portas para uma visita especial gratuita em celebração ao aniversário de 465 anos de São Paulo. A programação tem início às 11h30 e contará com a participação do diretor-presidente do Instituto, Waldick Jatobá.
Primeiro projeto construído de Lina no Brasil, a casa recebe seu nome devido à emblemática fachada com um grande pano de vidro que percorre três lados de um volume que parece flutuar apoiado em esbeltos pilotis. Localizada no loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, em São Paulo, em 1951, quando foi concluída, encontrava-se isolada em uma paisagem quase campestre, bastante distante da imagem atual do bairro.
- Clássicos da Arquitetura: Casa de Vidro / Lina Bo Bardi
- Pavilhão temporário é construído na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi
Além de sua importância arquitetônica, a casa do casal Bardi se tornou ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais da época - como Max Bill, Gio Ponti, Calder, John Cage, Aldo van Eyck e Glauber Rocha - que encontravam na residência o espaço ideal para discussões culturais, ideológicas e sociais.
Visita especial gratuita na Casa de Vidro
- Visitação – dia 25 de janeiro
- Local: General Almerio de Moura 200 – Morumbi – São Paulo
- Inscrição: info@institutobardi.org, limite de vagas 20
- Informações: 3477.9902
- Site: www.institutobardi.org