A Microsoft acaba de anunciar que irá investir cerca de meio bilhão de dólares em projetos de habitação social na cidade de Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos. O capital da gigante empresa de tecnologia americana será distribuído em forma de empréstimos e doações, com o principal objetivo de sanar a crise imobiliária que insiste em castigar a economia da cidade de Seattle, onde o aumento dos salários não tem acompanhado a vertiginoso aumento dos preços dos aluguéis e propriedades.
O investimento faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa, 225 milhões de dólares deverão ser comprometidos em subsídios à construção de moradias para a população de renda média em seis cidades-alvo, outros 250 milhões serão direcionados à projetos de moradias para a população de baixa renda na região de King County e ainda 25 milhões aplicados em forma de subsídios filantrópicos para combater o déficit habitacional da cidade de Seattle. Esta generosa atitude da gigante da tecnologia se deve ao fato de que, em um futuro próximo, a empresa pretende expandir a sua sede de Redmond, algo que deverá criar 8.000 novos postos de trabalho.
Os 225 milhões direcionados para a manutenção e construção de novas moradias para a população de renda média será aplicado em seis cidades à leste de Seattle: Bellevue, Kirkland, Redmond, Issaquah, Renton e Sammamish. Por outro lado, dos 25 milhões de dólares em subsídios, 5 milhões serão utilizados no programa Home Base, o qual oferece assistência jurídica aos proprietários que enfrentam situações de despejo. Outros 5 milhões do pacote de subsídios serão dedicados a uma nova agência de atendimento à desabrigados localizada em Seattle and King County.
- Microsoft busca arquitetos para pensar cidades inteligentes
- Como a utiliza dados para criar projetos com uma mesma linguagem
A estratégia de investimento da Microsoft oferece uma solução imediata e de curto prazo para a atual crise imobiliária de Seattle através de empréstimos e doações. No entanto, a empresa ressalta que a solução de um problema desta magnitude e importância não é assim tão simples, algo que exigirá muito mais capital e principalmente uma mudança nas políticas públicas voltadas à construção de moradias para população de baixa renda.
Se queremos progredir, todos os envolvidos precisam unir forças e trabalhar juntos à favor da comunidade. Reconhecemos que a Microsoft encontra-se em um lugar de privilégio, e por isso se coloca à disposição parte de seu capital para o bem da comunidade de Seattle. Acreditamos que todos os indivíduos, sejam pequenas ou grandes empresas, têm a responsabilidade de contribuir como puderem. Isso inclui iniciativas que possam compartilhar dados sobre onde pretendemos investir e criar novos postos de trabalhos. Isso também inclui uma mudança estrutural nas políticas públicas voltadas à produção de moradias acessíveis.
- Declaração da Microsoft
O anúncio da Microsoft acompanha o movimento de todos as grandes empresas de tecnologia do país. Em dezembro, a Google anunciou planos para a construção de um novo campus em North Bayshore, na Califórnia, enquanto a Apple anunciou que investirá US$ 1 bilhão de dólares na construção de seu novo campus em Austin, Texas.
Via: Microsoft
7 Lessons from New York's New Affordable Housing Design Guide
When we think of public housing architecture in the United States, we often think of boxes: big, brick buildings without much aesthetic character. But the implications of standardized, florescent-lit high-rises can be far more than aesthetic for the people who live there.