-
Arquitetos: Biuro Toprojekt
- Área: 364 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Juliusz Sokołowski
-
Fabricantes: Aluprof, Heritage Ceramics, ROCKWOOL, Selt, VANDERSANDEN, Xella
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Vermelha está situada na paisagem cisterciense de Rudy Wielkie, uma vasta área da Alta Silsia da Polônia. As paredes da casa foram construídas com tijolos reciclados feitos à mão, fazendo dela um elemento harmônico com sua vizinhança, onde se pode encontrar uma série de edifícios de tijolo construídos com maestria.
A fundação foi criada como resultado da atividade econômica florestal e pesqueira já ativa da Ordem, que ocorre desde o século XIII. De acordo com a regra cisterciense, baseada nos princípios da ecologia e do respeito pela natureza, a construção foi baseada em materiais locais de fácil acesso: madeira e tijolos.
A casa está localizada na borda de uma vasta clareira de floresta, na esquina a área designada para o novo empreendimento unifamiliar. Utilizou-se uma variação na retícula, na qual dois tijolos, um ao lado do outro, com seus topos uns em cima dos outros, se empurram para fora em um lado, e se pressionam no outro. Esse tratamento simples enriqueceu significativamente o trabalho de claro e escuro na fachada. Ao eliminar completamente o mesmo par de tijolos, criou-se uma parede a céu aberto, que oculta as aberturas das janelas que poderiam interromper a estrutura limpa da fachada.
À noite, quanto o jogo entre claro e escuro não funciona, o primeiro plano se compõe por breves interferências da imagem do céu aberto. O edifício cresce para fora do solo e não se separa dele em nenhum momento. No processo de patina do material cerâmico, a linha fronteira entre o solo e o construído deve ser cada vez mais apagada, e as cores do teto e das superfícies das paredes também devem unir-se. O teto verde, com o tempo, terá uma cobertura vegetal e as cores começarão a harmonizar a casa e o entorno natural como uma coisa só.