O ano de 2019 mal começou e uma série de notícias relacionadas a pontes já chamaram a atenção do público - da ponte mais longa do mundo sendo concluída no Kuwait à maior ponte feita com concreto e impressão 3D em Xangai. À medida que continuamos fixados pela ideia de construir estruturas cada vez maiores e mais longas, a plataforma "911 Metallurgist” se voltou para o passado e reuniu alguma das pontes mais visionárias da humanidade que nunca saíram do papel.
Seja por dificuldades financeiras, de planejamento ou de engenharia, os quatro projetos de pontes listados abaixo mostram uma simbiose de arte e engenharia avançada demais para o seu tempo. Da proposta para uma Ponte EuroRoute entre a Grã-Bretanha e a França, para uma ponte de 24 pistas e 12 trilhos sobre o Rio Hudson, em Nova Iorque, os quatro projetos compartilham uma visão ambiciosa, mas fracassam ao tentar cruzar o limite que separa a caneta e o papel da realidade construída.
A seguir, republicamos as quatro pontes do 911 Metallurgist. Para uma descrição completa dos projetos e outras leituras, visite o site oficial aqui.
Ponte EuroRoute entre a Grã-Bretanha e a França
911 Metallurgist: Em um projeto que teria funcionado como uma metáfora para as relações anglo-francesas, a ponte de Jean-Paul Viguier teria alcançado apenas parte do caminho através do Estreito de Dover antes de mergulhar no mar. Mais precisamente, a ponte de Calais levaria a uma ilha no meio do mar, de onde passaria por lojas, hotéis e instalações de lazer em um túnel submarino. De lá, a estrada desembocaria em uma ilha idêntica na costa da Inglaterra, seguindo para dentro de um túnel perfurado nos penhascos de Dover.
Ponte no Rio Hudson, Nova Iorque
911 Metallurgist: A ponte de Gustav Lindenthal teria o dobro da extensão da Ponte George Washington, ligando a 57th Street de Nova Iorque a Hoboken, em Nova Jersey. Foi uma visão épica, com espaço para 12 trilhos, 24 pistas de automóveis e duas passarelas de pedestres. A pedra angular de concreto foi instalada em 18 de junho de 1895, mas a construção não avançou mais.
Ponte General Ulysses S. Grant, Washington DC
911 Metallurgist: John L. Smithmeyer e Paul J. Pelz elaboraram planos para uma ponte em homenagem ao 18º Presidente dos Estados Unidos, exatamente onde está hoje a Ponte Memorial Arlington, em Washington. Mas o governo ficou incomodado com a associação da ponte com o general do Exército da União e vetou o financiamento do projeto.
Ponte Kerch Strait, entre a Crimeia e a Rússia
911 Metallurgist: Após a Segunda Guerra Mundial, o grande engenheiro russo Boris Konstantinov propôs uma ponte austera e melancólica num recanto sombrio do Mar Negro. As obras foram iniciadas, mas apesar da inclusão de grandes monumentos em homenagem a Joseph Stalin, o líder soviético cancelou o projeto por razões econômicas.