Álvaro Siza nasceu em 1933, mesmo ano em que a Bauhaus fechou suas portas. Talvez ele seja o último modernista em atividade, ou, pelo menos, a voz mais significativa a ainda carregar o inconcluso projeto moderno século XXI adentro. A exposição Siza - Unseen and Unknowi, que inaugura no dia 20 de fevereiro na Tchoban Foundation, em Berlim, apresenta uma série de cem croquis que narram a obra do mestre português, entremeada pelo projeto moderno e por questões pessoais.
Os desenhos apresentados, selecionados pelos curadores António Choupina e Kristin Feireiss, fazem parte do arquivo pessoal de Siza, ou pertencem a familiares e amigos próximos, e ajudam a construir uma tela fragmentada cujo foco maior está mais nas relações pessoais do arquiteto - com destaque para sua falecida esposa Maria Antónia Siza (1940-1973) - do que em seu legado arquitetônico.
Além dos croquis de Siza, a exposição exibirá também desenhos nunca antes trazidos ao público feitos por sua esposa, seu filho, Álvaro Leite Siza, e seu neto, Henrique Siza.
Tchoban Foundation: Museu do Desenho Arquitetônico
Fundada em 2009 pelo desenhista e colecionador Sergei Tchoban, a Tchoban Foundation é um lugar de pesquisa sobre a história e natureza do desenho arquitetônico, com uma extensa biblioteca dedicada ao tema aberta a especialistas e visitantes. O objetivo da fundação, nesta era digital, é aproximar o fantástico e emocionante mundo do desenho arquitetônico de um público mais amplo através de seu programa de exposições.
Exposição "Siza - Unseen & Unknown"
- Local: Tchoban Foundation. Museum for Architectural Drawing, Berlim
- Abertura: 20 de fevereiro às 19h
- Passeio guiado: 20 de fevereiro às 18h
- Datas: de 21 de fevereiro a 26 de maio de 2019
- Horário: de seg a sex, das 14h às 19h. Sábados e domingos, das 13h às 17h
- Ingresso: 5 Euros, reduzido: 3 Euros
Conversa: “Alvaro Siza and the Bauhaus Legacy”
- Data: 20 de fevereiro, às 16h
- Local: ANCB The Aedes Metropolitan Laboratory, Christinenstr. 18-19, 10119 Berlim
- Inscrição: reply@ancb.de