Dizem que diversidade é fundamental para um bom portfólio. Agora, Rem Koolhaas, do OMA, pode acrescentar “participação em álbum musical” ao seu. A dupla de Nova York, Tempers, em colaboração com a artista alemã Katja Eichinger, apresenta Koolhaas em um álbum conceitual que tem o shopping center como temática.
Koolhaas foi entrevistado na KaDeWe, uma loja de departamentos em Berlim, atualmente em fase de remodelação pelo OMA, e teve trechos de sua fala mesclados ao álbum “Junkspace”, de novembro de 2018, nomeado em homenagem ao ensaio homônimo do arquiteto sobre shoppings e arquitetura.
Cada música do álbum faz referência a um aspecto diferente dos shoppings, com nomes como “Escalator” e “Fake Palm Tree”. A vocalista do Tempers, Jasmine Golestaneh, diz que as ideias de Koolhaas sobre espaços públicos que manipulam o psicológico se relacionam com suas próprias experiências de infância. Através de batidas eletrônicas superpostas, Koolhaas fala sobre shopping centers, cultura do consumidor e, em última instância, por que as pessoas compram, dando legitimidade a um álbum baseado na arquitetura.