A parceria entre o Studio Gang e a SCAPE não para de dar novos frutos. Ambas empresas estão desenvolvendo em conjunto um projeto que pretende transformar a orla de Memphis através de um novo parque em memória de Tom Lee. O projeto do parque, que representa uma das cinco zonas incluídas no masterplan concebido anteriormente pelo Studio Gang para a orla de Memphis, foi desenvolvido com a contribuição de mais de 4.000 pessoas, incluindo a comunidade local, as autoridades responsáveis e estudantes de diversas instituições da cidade.
A proposta para o Tom Lee Park foi inspirada na natureza do rio Mississippi e está voltado à restauração de sua biodiversidade e reconexão da cidade à orla até então esquecida, “proporcionando um novo espaço cívico dinâmico e vibrante, um local de encontro e orgulho cívico para a cidade de Memphis”. Uma nova estrutura arquitetônica flutuará acima da paisagem verde, inspirada nas estruturas históricas que outrora pontuaram a paisagem do rio Mississippi, como estações, elevadores e estaleiros.
Os 120 mil metros quadrados do parque estão divididos em quatro zonas definidas pela sua topografia, vegetação, percursos e arquitetura. As quatro zonas funcionam de forma a complementar umas as outras, criando uma série de usos e atividades, um modelo para a revitalização cívica e ecológica da região central de Memphis.
Buscamos inspiração para os espaços do parque nas formas dinâmicas da bacia do rio Mississippi, criando um modelo integrado de espaço cívico e revitalização da biodiversidade local.
- Kate Orff, diretora de projeto da SCAPE
O primeiro destes espaços, o "Gateway", servirá como uma "nova porta de entrada da cidade, reconectando o centro de Memphis ao rio Mississippi" e operando como uma nova ferramenta de revitalização do lado leste da cidade. Uma nova praça na entrada do parque servirá como espaço de encontro e reuniões informais, instalações de arte e realização de eventos e festivais. A praça será totalmente acessível e estará conectada à Beale Street por uma série de caminhos. Enquanto isso, a parte central do parque, chamado de "The Riffle", será definida por uma topografia dinâmica que acomoda diferentes espaços para brincadeiras e relaxamento. Uma cobertura vazada irá sombrear os espaços para a realização de atividades esportivas, as quais estarão cercadas por uma "borda ecológica" proporcionando às pessoas uma experiência íntima em meio à natureza.
- Studio Gang & SCAPE, duas empresas lideradas por mulheres, selecionadas para projeto em Memphis
- How Jeanne Gang cut the gender pay gap at Studio Gang
A área chamada de “The Pool” será composta por um enorme gramado aberto que foi concebido para acolher atividades de campo e grandes eventos, como o Beale Street Music Festival. Estes espaços também receberão infraestruturas de menor escala, como áreas para práticas esportivas na grama e áreas para a realização de piqueniques. Finalmente, o quarto espaço conceitual do parque, o “The Tailout” ocupará o extremo sul do parque, onde a paisagem moldada pelo homem se mistura com à natureza selvagem, diluindo-se pouco à pouco. Caminhos recreativos dão acesso à áreas de entretenimento ao ar livre, como uma grande sala de aula à céu aberto que foi pensada para hospedar programas voltados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O elemento central desta área, a dramática Habitat Tower, oferecerá uma estrutura concebida para que os pássaros possam criar seus ninhos e repovoar à paisagem ribeirinha além de convidar os visitantes à apreciar as belas vistas para o rio Mississippi.
O projeto que estamos apresentando é resultado de um trabalho de dois anos desenvolvido em conjunto com a comunidade de Memphis. Começamos com o Riverfront Concept, uma proposta de masterplan para a nova orla de Memphis, inspirado pelo trabalho extraordinário que a população tem desenvolvido em conjunto com as autoridades locais. O novo Tom Lee Park será um novo espaço cívico para à cidade de Memphis. Projetamos elementos arquitetônicos sutis que procuram camuflar-se na paisagem à medida que fazem menção as estruturas ribeirinhas como estaleiros e barcos, criando espaços que refletem a natureza em constante transformação do rio Mississippi e da cidade de Memphis.
- Jeanne Gang, fundadora e principal responsável pelo Studio Gang
Voltado ao bem estar das pessoas e do meio ambiente, o esquema incluirá uma área fitness com um percurso de quase dois quilômetros de extensão e equipamentos de treino, bem como sistemas inovadoras para minimizar a poluição da água do rio, fornecendo novas oportunidades para o desenvolvimento da vida selvagem, produção de energia solar e coleta de água da chuva para reuso. A flora e a fauna serão preservadas de forma a garantir a manutenção da mata nativa e ciliar do Mississippi, enquanto que o reflorestamento será inserido de forma pontual para resgatar toda à gloria desta paisagem natural exuberante e única.
As obras do parque estão previstas para começarem em junho de 2019 com a conclusão planejada para o final de 2020.
A divulgação dos novos detalhes do projeto do parque em Memphis foi lançada logo após o anúncio de que o Studio Gang é também um dos finalistas selecionados para o projeto do Novo Terminal de Chicago O'Hare. Enquanto isso, a cidade de Boston anunciou uma parceria com a SCAPE para o desenvolvimento de uma grande proposta de renovação urbana em resposta às mudanças climáticas.
TED Talk: Jeanne Gang on Buildings That Create Community
I'm a relationship builder In this TED Talk, Jeanne Gang makes a case for the architect as community builder, and how design choices should begin with creating connections between people.
Video: Rethinking our Landscapes with Kate Orff
Kate Orff shares her vision of 'oyster-tecture' utilizing oysters as an agent for urban change. Focusing on the New York Harbor, Orff, architect and...