![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/eb03/284d/d12b/b200/0107/newsletter/Sydney_Opera_House_Front_angle.jpg?1550248692)
A mais icônica obra de Jørn Utzon e um das obras de arquitetura mais facilmente reconhecidas do mundo todo, a Opera House de Sidney foi construída depois que o arquiteto dinamarquês venceu o concurso realizado em 1956, o qual atraiu mais de 200 participantes. Desde a sua inauguração em 1973, o edifício fez com que todo o mundo voltasse seus olhos para a emergente potência chamada Austrália. Mais recentemente, no ano passado, a Ópera de Sidney passou a ser completamente neutra em emissões de carbono.
A história por trás da Ópera House de Sidney é tão interessante quanto a própria obra de arquitetura. Em 1956, o governo de Nova Gales do Sul convocou um concurso internacional aberto para o projeto da Ópera House, um espaço capaz de receber óperas e orquestras sinfônicas, tudo na esperança de transformar a cidade de Sidney em uma importante capital cultural do mundo moderno. Como todos sabem, arquiteto dinamarquês Jørn Utzon foi o grande vencedor da competição, ainda que seu projeto fosse feito de apenas alguns esboços até certo ponto, intrigantes.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/eb22/284d/d133/5600/0048/newsletter/Sydney_Opera_House_Side_angle.jpg?1550248712)
Mas o que podemos dizer das outras 221 propostas? Em um esforço especulativo sobre o que poderia ter se tornado o principal marco da cidade de Sidney, a Budget Direct Australia firmou uma parceria com o NeoMam Studios para dar vida a sete propostas que bateram na trave no concurso para a Ópera House de Sidney. Abaixo, republicamos estes projetos acompanhados de uma breve descrição do Budget Direct. Para ler o artigo na íntegra, acesse o site da Budget Direct aqui.
Esta é uma parceria que já nos rendeu matérias com boas repercussões anteriormente, a NeoMam, recentemente, nos brindou com imagens impressionantes de como o Central Park de Nova Iorque seria se outro projeto tivesse sido escolhido 160 anos atrás, ou como a volta à vida de seis castelos britânicos em ruínas.
1. Philadelphia Collaborative Group
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/e9aa/284d/d133/5600/0040/newsletter/01_sydney_opera_house_philadelphia_collaborative_group_L.jpg?1550248344)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/e9c4/284d/d133/5600/0041/newsletter/01_sydney_opera_house_philadelphia_collaborative_group_R.jpg?1550248368)
Budget Direct: O projeto que ficou em segundo lugar no concurso tinha forma de submarino e foi criado por uma equipe improvisada de sete arquitetos da Filadélfia. Assim como o projeto vencedor de Utzon, a estrutura foi inspirada em formas marinhas e conchas, tudo concebido segundo as mais avançadas técnicas para o uso do concreto.
2. Paul Boissevain & Barbara Osmond
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/e9db/284d/d12b/b200/0101/newsletter/02_sydney_opera_house_paul_boissevain_and_barbara_osmond_L.jpg?1550248394)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/e9f7/284d/d12b/b200/0102/newsletter/02_sydney_opera_house_paul_boissevain_and_barbara_osmond_R.jpg?1550248418)
Budget Direct: Pelo que se sabe, o júri ficou bastante impressionado com a escala humana desta proposta. As suas proporções cúbicas e a ênfase no espaço da praça inclinada para pedestres nos faz lembrar imediatamente do projeto da Ópera de Oslo, na Noruega, construído cinquenta anos depois deste projeto visionário concebido por Boissevain e Osmond.
3. Sir Eugene Goossens
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ea10/284d/d133/5600/0042/newsletter/03_sydney_opera_house_sir_eugene_goossen_design_L.jpg?1550248445)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ea29/284d/d12b/b200/0103/newsletter/03_sydney_opera_house_sir_eugene_goossen_design_R.jpg?1550248467)
Budget Direct: Goossens, era o maestro da Orquestra Sinfônica de Sidney, e também foi diretor do Conservatório de Música de Nova Gales do Sul além de uma das principais vozes na demanda por uma nova casa de ópera para a cidade de Sidney.
4. Peter Kollar & Balthazar Korab
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ea3f/284d/d12b/b200/0104/newsletter/04_sydney_opera_house_peter_kollar_and_balthazar_korab_design_L.jpg?1550248493)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ea59/284d/d133/5600/0043/newsletter/04_sydney_opera_house_peter_kollar_and_balthazar_korab_R.jpg?1550248520)
Budget Direct: Kollar e Korab eram refugiados do regime comunista na Hungria. A sua participação rendeu a sua mais alta classificação em um concurso público de arquitetura na Austrália. Os juri ressaltou a alta "habilidade e inventividade projetiva" da dupla húngara.
5. S.W. Milburn and Partners
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ea72/284d/d133/5600/0044/newsletter/05_sydney_opera_house_s_w_milburn_and_partners_L.jpg?1550248544)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ea90/284d/d133/5600/0045/newsletter/05_sydney_opera_house_s_w_milburn_and_partners_R.jpg?1550248568)
Budget Direct: A proposta de Milburn e Dow é caracterizada por um passeio inclinado sob a laje do edifício além de um enorme heliponto no telhado, presumivelmente caso o maestro estivesse atrasado para a apresentação.
6. Vine and Vine
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/eaa6/284d/d12b/b200/0105/newsletter/06_sydney_opera_house_vine_and_vine_design_L.jpg?1550248596)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/eabf/284d/d133/5600/0046/newsletter/06_sydney_opera_house_vine_and_vine_design_R.jpg?1550248619)
Budget Direct: A proposta da dupla Vine and Vine era composta por dois auditórios independentes, separados por um restaurante. Como muitos de seus concorrentes, os britânicos previam uma série de espaços ao ar livre - mas neste caso específico, com uma praça rebaixada à beira rio.
7. Kelly and Gruzen
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/ead4/284d/d12b/b200/0106/newsletter/07_sydney_opera_house_kelly_and_gruzen_L.jpg?1550248642)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c66/eaee/284d/d133/5600/0047/newsletter/07_sydney_opera_house_kelly_and_gruzen_R.jpg?1550248665)
Budget Direct: Esta proposta muito se parece com aquela apresentada por Vine and Vine, também contando com praças rebaixadas. Mas além disso, também há um certo toque monumental à Las Vegas nesta proposta criada pela dupla americana Kelly and Gruzen.