O Vitra Design Museum anunciou uma nova exposição que irá explorar o trabalho do arquiteto Balkrishna Doshi, laureado com o Prêmio Prizker 2018. Intitulada Architecture for the People [Arquitetura para o Povo], esta será a primeira retrospectiva internacional sobre Balkrishna Doshi fora da Ásia. O objetivo da exposição é apresentar o trabalho de Doshi para um público global e mostrar como sua obra redefiniu a arquitetura indiana moderna, oferecendo perspectivas outras para as novas gerações de arquitetos.
Doshi é um dos poucos pioneiros da arquitetura moderna em seu país de origem e o primeiro arquiteto indiano a receber o Pritzker. A exposição apresentará projetos significativos realizados entre 1958 e 2014, variando em escala de cidades inteiras e projetos de planejamento urbano até campi acadêmicos, bem como instituições culturais e escritórios administrativos públicos, de residências particulares a interiores. Entre esses trabalhos estão edifícios pioneiros como o Instituto Indiano de Administração (1977-1992), o estúdio de arquitetura de Doshi, Sangath (1980), e o famoso projeto habitacional de baixo custo Aranya (1989). A exposição incluirá artefatos originais, como desenhos e modelos do arquivo e estúdio de Doshi, além de fotografias, filmagens e instalações em grande escala.
"A filosofia humanista de Doshi foi moldada por suas raízes indianas, bem como por sua formação ocidental e o contexto em rápida mutação da sociedade indiana desde o início dos anos 1950. Seu vocabulário arquitetônico, tanto poético quanto funcional, foi fortemente influenciado pelo que aprendeu com Le Corbusier, com quem colaborou no projeto da cidade indiana de Chandigarh e em outros projetos, e de suas experiências com Louis Kahn, com quem concebeu o projeto para o Instituto Indiano de Administração. Além desses exemplos iniciais, Doshi desenvolveu uma abordagem que oscila entre industrialismo e primitivismo, entre arquitetura moderna e forma tradicional. Sua prática é baseada em ideias de sustentabilidade e tem como objetivo enraizar a arquitetura em um contexto mais amplo de cultura e meio ambiente, bem como crenças sociais, éticas e religiosas."
Uma palestra com Balkrishna Doshi, no dia 29 de março de 2019 às 18:00, inaugura a exposição, que ficará aberta ao público de 30 de março a 8 de setembro desde. Acompanhe a exposição com #VDMDoshi.