A União Internacional dos Arquitetos (UIA) lançou um concurso mundial para escolha da logomarca da Capital Mundial da Arquitetura, cuja primeira cidade é o Rio de Janeiro. A ideia é que o Rio, e futuras capitais escolhidas, tornem-se espaços abertos e criativos para discutir, trocar e buscar soluções para o dilema urbano.
Durante três anos, a logomarca vencedora do concurso será usada pelo programa Capital Mundial da Arquitetura. A competição é aberta a todos e os trabalhos apresentados podem ser individuais ou em grupo. O prêmio para o primeiro lugar é de 3.000 euros, e mais 1.500 euros para o segundo lugar. As inscrições estão abertas até 30 de abril de 2019.
- Unesco elege Rio de Janeiro como a primeira Capital Mundial da Arquitetura
- 11 Patrimônios brasileiros que são bens culturais da humanidade da Unesco
O título de Capital Mundial da Arquitetura é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e decorre da realização do Congresso Mundial de Arquitetos. O próximo congresso acontecerá no Rio de Janeiro, em 2020, com organização do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
O UIA2020RIO espera reunir mais de 15.000 arquitetos de todo o mundo entre os dias 19 e 26 de julho de 2020. A cidade do Rio ganhou a indicação para sediar o evento concorrendo com Paris, na França, e Melbourne, na Austrália. Será uma grande oportunidade para os arquitetos brasileiros restabelecerem sua importância social frente à sociedade brasileira e ao mundo.
Para mais informações sobre o evento, acesse a página oficial do UIA2020RIO. Para participar do concurso da logomarca, clique aqui.
Via CAU/BR.