O escritório RKW Architektur + divulgou imagens da sua Neue Deutsche Oper am Rhein, um novo espaço cultural para Dusseldorf, na Alemanha. A impressionante ópera, situada na orla do rio Reno, representa uma face de uma "nova Dusseldorf" devido à sua localização proeminente ao longo de uma rota popular do centro da cidade.
O projeto explora a iluminação e enfatiza a transparência como estratégia para desenvolver uma afinidade com a cidade. Um nó ao longo do passeio, a ópera "se torna não apenas uma passagem e local de lazer, mas um ponto de peregrinação cultural."
O térreo aberto do projeto se desenvolve a partir de um pátio externo, tornando-se parte do espaço urbano, com bilheterias integradas, cafés, bistrôs e um foyer. Um hotel com 310 unidades ocupa os níveis superiores do edifício.
A sala de concertos tem capacidade para 1.500 pessoas, e outras mil podem ser acomodadas em arquibancadas hidráulicas localizadas nas laterais do palco para eventos específicos.
Sob a proposta de RKW, o local da atual ópera em Heinrich-Heine-Allee seria liberado para a construção de um novo Museu da Fotografia, formando, juntamente com o K20 e o Kunsthalle, um novo distrito cultural.
O trecho final do Passeio do Reno, que foi inaugurado há 25 anos e se tornou uma característica central da vida de alta qualidade em Dusseldorf, é um excelente local para a construção de uma nova ópera moderna.
-Dieter Schmoll, RKW Architektur +
Via: RKW Architecktur +
.