O Studio Fuksas venceu o concurso para recuperar a área de Fontvieille, ao longo do porto de Mônaco, na França. O projeto pretende oferecer respostas às principais questões comerciais, urbanas, arquitetônicas e ecológicas da região, inspirando-se na água e nas encostas verdes das montanhas do Mediterrâneo. O resultado é um parque vertical que serve de conexão entre a cidade e o mar.
Organizado pelo principado de Mônaco, o projeto Fontvieille foi desenvolvido para transformar a orla por meio programas de uso misto em plataformas flutuantes. O projeto cobrirá uma área de 48.000 metros quadrados e fará conexões com uma série de terraços públicos para a ilha de Ranieri III, a Praça do Cantão, o zoológico, a estação de Telecabina e a Avenida Alberto II. As linhas orgânicas do desenho foram pensadas para evocar o movimento das ondas e a morfologia do fundo do mar. Eles também lembram a paisagem da região e as curvas que gradualmente alcançam a água.
O projeto é organizado em cinco níveis unidos por uma escadaria e será construído ao lado de uma estação de teleférico projetada pelo escritório Shigeru Ban Architects. Foram usadas cores diferentes para o piso, os móveis e o teto de cada pavimento. Localizado no extremo sul do Principado de Mônaco, o projeto espera trazer vida nova ao distrito e ao porto, oferecendo um parque vertical que se abre para a cidade e o mar.