-
Arquitetos: Compagnie O Architects
- Área: 310 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tim Van De Velde
-
Fabricantes: AGC, De Clercq Serrebouw, ELEVATE, RENSON, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Vande Moortel, cabrioroof winter garden
Casa Machelen: uma moradia que se encaixa entre um piso e um teto, separados por um grid de colunas.
Esta casa é construída em um terreno localizado em uma área periférica, atrás de uma primeira sequência de típicas casas de campo flamengas (“fermettes”). Há também uma característica inicial excepcional: não há vizinhos diretos – isolamento esplêndido – e o edifício está apenas sujeito a regulamentações urbanas.
Então como projetar uma casa que pode extrair o máximo de seu entorno?
Planta livre
Essa questão leva à visão básica e cênica de uma planta livre: uma moradia que se encaixa entre um piso e um teto, separados por um grid de colunas de concreto.
Todos os elementos arquitetônicos extras (paredes, janelas, ...) são "livres", não estruturais. O conceito permite criar uma planta muito aberta, com espaços fluidos e, portanto, vistas fascinantes da casa e seus arredores.
Esta casa é uma mini paisagem (interior) em si mesma: um pequeno recife de coral, uma estrutura de concreto bruto para habitar por seres humanos ou (mais tarde) pela natureza.
Interação com o entorno verde
O desenho das fachadas é um resultado direto das funções que estão por trás delas; elas enquadram a paisagem circundante e, assim, agrada aos moradores. Portanto, não há fachada frontal ou posterior – todas as quatro são diferentes, influenciadas por elementos naturais próximos.
Estrutura = acabamento
Nós convencemos o cliente a manter os materiais utilizados visíveis – para mostrar honestamente a estrutura, em vez de rebocar paredes e tetos e cobrir tudo.
A estrutura é totalmente feita de concreto moldado no local. Painéis de compensado foram usados como formas. Definitivamente não era a intenção deixar o concreto suave e limpo; pequenos defeitos, emendas entre os diferentes painéis e as marcações na madeira dão um valor adicional ao conjunto.
Além do concreto, um tijolo alaranjado quase tipicamente flamengo foi usado para as fachadas. Tanto dentro como fora. As paredes são reduzidas à sua essência.
Todos os móveis embutidos, incluindo a cozinha e os armários, são feitos de placas de concreto escuro. Este material não requer nenhum acabamento adicional. Na verdade, é um revestimento barato – novamente numa busca pela essência dos materiais.