O Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural é uma obra de caráter coletivo, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, e também um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan (PEP/MP). Seu objetivo é dotar o campo da preservação do patrimônio cultural de uma obra de referência dinâmica e crítica, que privilegie, a partir da experiência institucional, as práticas, discursos e conceitos fundamentais que caracterizam a história desse campo no Brasil.
A obra foi concebida em duas partes: uma enciclopédica, composta pelos artigos; e outra, dicionarizada, composta pelos verbetes. Estes, de caráter mais sucinto, resultam de análises sobre as dimensões da prática e do saber relacionadas à preservação do patrimônio cultural.
Os artigos, por sua vez, são textos mais extensos, cujos autores abordam termos-chave considerados fundamentais para a compreensão da trajetória das práticas de preservação no Brasil. O Dicionário é uma obra dinâmica e em constante elaboração.
Para melhor entendimento da obra, sugere-se a leitura da parte introdutória composta por textos sobre o Histórico do Dicionário, a Proposta de Organização e a Base Teórica que norteou essa proposição, assim como a consulta à Nominata. A Lista de A a Z possibilita a consulta aos verbetes e artigos.
Acesse o Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural e entenda melhor o que significa cada termo relacionado ao patrimônio.
Via Iphan