O OMA, trabalhando em parceria com o Inside Outside, desenvolveu o projeto de uma instalação-memorial para a cidade de Dubai. Intitulado "Ethar - Honrando a Generosidade", o projeto consiste em um campo de 1.680 colunas triangulares de alumínio reciclado dispostas de tal modo a simular um campo magnético. Cada uma das milhares de colunas irão receber gravações em baixo relevo, contando histórias de estudiosos, cientistas e pensadores do mundo árabe.
O projeto concebido pela dupla holando-polonesa foi concebido para celebrar a “cultura de generosidade nos Emirados Árabes Unidos em uma instalação física que fará parte da paisagem urbana de Dubai”. Pensada para ser instalada junto à praia de Jumeirah, o caráter da estrutura permite também adaptá-la para diferentes contextos, espalhando as colunas pela cidade ou em pequenos conjuntos em lugares simbólicos da cidade como um símbolo de representação da cultura dos Emirados.
As 1.680 colunas estão dispostas como um campo magnético, criando uma enorme praça retangular em seu centro. À medida que os visitantes se aproximam do local, primeiro eles se deparam com poucos elementos dispersos na periferia da instalação, criando ruas e caminhos até finalmente se abrirem por completo para criar uma praça pública no centro. Um agradável micro-clima é criado pela densidade das colunas, as quais contam com dispositivos de sombreamento que transformarão o monumento em um espaço social lúdico.
À noite, um espetáculo de luzes animará a praça com diferentes cores e formas, enquanto que ao redor da praça uma linha de luminárias de aço-inox definem o espaço público e realçam as formalidade do projeto.
O projeto está sendo financiado através de doações individuais ou de empresas que decidem patrocinar uma ou mais das 1.680 colunas da instação. Parte do financiamento levantado será revertido à instituições de caridade com foco na educação nos Emirados Árabes Unidos. A concepção do projeto surgiu de uma iniciativa criada por Yasser Bin Khediya do Grupo YBK, e será executado pela Ethar Foundation, com sede em Dubai.
Esta é a mais recente notícia no mundo da arquitetura que tem o OMA como principal personagem, além desta, uma série de outros projetos foram notícia aqui no Archdaily recentemente, como por exemplo, a construção do Taipei Performing Arts Center. A empresa também comunicou recentemente que a obra de construção do RAI Show Hotel em Amsterdã está prestes a ser concluída. Para completar esta lista e para diversificar seu já vasto portfólio, o sócio e fundador do OMA, Rem Koolhaas, anunciou em Janeiro deste ano que fará uma participação no novo álbum da banda de música eletrônica Tempers.
Via: OMA