O escritório C.F. Møller Architects concluiu o edifício de madeira mais alto da Suécia, que já está recebendo seus primeiros moradores. Situado em Västerås, a uma hora de Estocolmo, o edifício foi construído com madeira maciça, buscando reduzir radicalmente as emissões de CO2 e afetar positivamente o conforto ambiental em seu interior.
A torre de 8,5 pavimentos de altura conta com um térreo elevado e pavimento superior de altura dupla. Todas as paredes, vigas, varandas, elevadores e escadas feitas de madeira laminada cruzada. O uso de madeira maciça e madeira laminada colada possibilita criar uma estrutura hermética e eficiente em termos energéticos, sem a necessidade de revestimento adicional.
Cada pavimento abriga quatro apartamentos e leva cerca de 3 dias para ser construído. A utilização de juntas e parafusos permite a futura desmontagem do edifício, de modo a permitir a reutilização de materiais.
- C.F. Møller Architects divulga imagens da nova sede da Carlsberg em Copenhague
C.F. Møller e BRUT vencem concurso com uma floresta residencial urbana na Bélgica
O edifício em Kajstaden constitui um novo capítulo na história da construção, sendo, atualmente, o edifício mais alto de madeira sólida da Suécia. A partir de projetos de pesquisa e da análise de outros projetos de madeira, nos concentramos na inovação e contribuímos para o desenvolvimento de novas formas de construção de edifícios em altura com este material. A tecnologia da madeira industrializada também oferece aos arquitetos melhores ferramentas para projetar belas casas com alto grau de detalhamento.
-Ola Jonsson, sócio no C.F. Møller Architects
O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Martinsons, Bjerking e Consto AB, e tem a Slättö Förvaltning como cliente.