Para o Women in Architecture Awards deste ano, a The Architectural Review e o Architects' Journal selecionaram Sheila O'Donnell como Arquiteta do Ano e Xu Tiantian para ganhar o Prêmio Moira Gemill de Arquitetura Emergente. O prêmio de Arquiteta do Ano reconhece a excelência em projeto especificamente no contexto de uma obra recém-concluída e o Prêmio Moira Gemmill de Arquitetura Emergente é concedido a arquitetas mulheres com menos de 45 anos que mostram excelência em projeto, indicando um futuro brilhante.
Arquiteta do Ano
Sheila O'Donnell, da O'Donnell + Tuomey, recebeu a maior homenagem deste ano por seu trabalho na Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria. O projeto inclui um novo edifício, bem como intervenções transformadoras numa estrutura existente. O projeto acrescenta drama ao campus enquanto mantém uma relação com a arquitetura da cidade ao redor.
Comentários dos juízes:
“A paixão de O’Donnell pelos edifícios da Universidade da Europa Central foi recompensada com um edifício de qualidade excepcional pelo qual ela evidentemente lutou arduamente. Ela é um modelo para jovens mulheres na arquitetura. Sheila O'Donnell não precisou vencer as barreiras da realidade atual - ela e John Tuomey criaram uma nova realidade."
A lista de 2019 de Arquiteta do Ano também incluiu:
- Eva Prats, Flores & Prats, pelo Centro Cultural Casal Balaguer em Palma de Maiorca, Espanha
- Ellen van Loon, da OMA, pela Biblioteca Nacional do Catar em Doha, no Catar
- Carme Pigem, da RCR Arquitectes, pela Biblioteca De Krook em Ghent, Bélgica
Prêmio Moira Gemmill para Arquitetas Emergentes
No trabalho que ela descreve como “acupuntura arquitetônica”, Xu Tiantian povoou o condado rural chinês de Songyang com projetos impactantes, incluindo uma ponte que conecta comunidades, uma fábrica de açúcar mascavo, o Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu e o Wang Jing Memorial Hall. Fundadora do DnA (Design and Architecture), com sede em Pequim, Xu recebeu o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente deste ano e a quantia de £10.000 para apoiar seu desenvolvimento profissional contínuo. O fundo foi criado em memória da falecido Moira Gemmill, diretor de design do V & A.
Comentários dos juízes:
“Existe uma facilidade, uma maturidade e habilidade no trabalho de Xu, que é igualmente traduzível e relevante tanto na China rural como no norte de Yorkshire. Seus projetos são todos profundamente contextuais e executados com bravura e convicção. Ela está tentando trabalhar de forma sustentável com um espírito empreendedor e claramente teve um impacto muito positivo em seu cliente”.
A lista de finalistas do Prêmio Moira Gemmill 2019 para Arquitetura Emergente também incluiu:
- Lina Ghotmeh, da Lina Ghotmeh Architecture (França)
- Irene Pérez, da TEd’A Arquitectes (Espanha)
- Jeannette Kuo, da Karamuk Kuo (Suíça)
O Women in Architecture deste ano também premiou com o Prêmio Jane Drew a arquiteta Liz Diller de Diller Scofidio + Renfro, e com o Prêmio Ada Louise Huxtable a fotógrafa de arquitetura Hélène Binet.
Notícia via The Architectural Review e Architects’ Journal