O escritório de arquitetura e design Diller Scofidio + Renfro foi selecionado para projetar o Museu de Transporte da Hungria em Budapeste. Como o novo lar de um dos mais antigos museus de transporte da Europa, o projeto será instalado em um antigo pátio ferroviário. O projeto usa a ideia de transporte terrestre como um princípio organizador central, destacando o papel central do terreno no planejamento urbano e na infraestrutura. O projeto reconfigura o solo escavando, levantando e cortando para produzir ambientes inesperados.
Dois anos atrás, o Museu dos Transportes deixou sua antiga casa em Varosliget, e o governo da Hungria decidiu transferi-lo para uma área de sete hectares localizada em Kőbánya, uma antiga área industrial em Budapeste. Trabalhando com os arquitetos locais da Teampannon, a DS + R projetou um novo pátio de entrada que incluirá galerias ao ar livre, uma área de piquenique, bosques, um café, um parquinho infantil e espaços ao ar livre para uso comunitário do Centro Cultural Törekvés. A coleção do museu também se espalhará pelo pátio de entrada: locomotivas e carruagens serão exibidas em uma série de vitrines na fachada oeste do Gallery Hall, obscurecendo a linha entre o museu e o domínio público.
Como a equipe afirma, galerias e espaços de armazenamento para veículos de grande porte no térreo são complementados pelo acesso intermitente de baixo, permitindo vistas raras de peças como as rodas. Espaços de pé-direito duplo cortam o chão, expondo a infraestrutura de subsuperfície. Um mezanino flutuante oferece vistas aéreas das exposições, bem como acesso ao acervo da coleção do museu para investigar histórias, componentes e narrativas importantes por meio de aprimoramentos digitais. Um “segundo pavimento” flutuante acima da cobertura do Gallery Hall é onde estarão as galerias especiais, espaços educacionais e o café do museu, que apresenta vistas para as paisagens pós-industriais circundantes de Kõbánya (Distrito X) e Józsefváros (Distrito VIII). Esse ambiente em camadas permite que os visitantes interajam espacialmente com as exposições e os artefatos.
A DS + R também repensará o Diesel Hall, construído entre 1958 e 1962. A arquitetura industrial moderna de meados do século apresenta um vasto corredor de nove naves paralelas, cada uma com cerca de 110 m de comprimento, que podem ser adaptadas para exposição e armazenamento de itens de grande escala do museu, como vagões ferroviários, bondes, ônibus, automóveis e outros veículos. O projeto de Diller Scofidio + Renfro concebe um novo Gallery Hall, que se estendeu até a metade do Diesel Hall, projetando-se até o Pátio de Entrada para aumentar o espaço necessário e fornecer reforço para a estrutura do Diesel Hall. Esta relação com a estrutura histórica fornece uma nova identidade para o Museu dos Transportes no domínio público e revive uma peça da história do transporte.