De um lado, um mercado underground, de outro, um restaurante e um bar de coquetéis. O Terminus, como vai se chamar o mais novo centro gastronômico de Paris, vai dar um novo destino a uma antiga e desativada estação de metrô do 6º distrito da capital francesa, com operações nas duas laterais dos trilhos do trem.
Com uma superfície total de 540 m², o local reaproveitará um antigo terminal da linha 10 do metrô parisiense, inaugurado em 1923. O espaço será transformado a partir de um projeto do escritório SAME com a investidora Novaxia e faz parte de um programa de revitalização urbana do município, o “Reinventar Paris”, que tem como objetivo ressignificar espaços e trazer nova vida a algumas áreas que estão sem uso.
Nas palavras dos próprios arquitetos responsáveis pelo projeto do Terminus, em descrição no site do escritório, “ao mesmo tempo cooperativo e lúdico, elegante e educativo, o lugar tem como objetivo a reapropriação de um patrimônio arquitetônico, cultural e emblemático“.
Com nove metros de profundidade e localizado sob o Carrefour La Croix Rouge, a antiga estação de metrô sublimada propõe uma experiência que gira em torno de dois conceitos: uma doca experimental entre o mercado subterrâneo e a praça de alimentação popular e um restaurante com bar de coquetéis.
Aprovada, a reforma agora está em fase inicial da execução, com previsão de inauguração para o ano de 2022.