O artista e arquiteto Yunil Nam, de Londres, desenvolveu um projeto ilustrado inspirado no romance de ficção científica de Jules Verne, Vinte Mil Léguas Submarinas. O projeto, intitulado The Reef of Silence [O Recife de Silêncio], explora “espaços fúnebres e o cultivo de corais em uma estrutura submarino como forma de investigação sobre questões culturais e ambientais no Oceano Índico."
A proposta fictícia se volta aos abutres ameaçados de extinção que se alimentam de cadáveres humanos e os simbolismos religiosos envolvidos nisso. O processo de sepultamento de Tectonic Vultures consiste em novas técnicas de decomposição, como liofilização e liquefação, que transformam o corpo humano em nutrientes na forma de pó ou líquido.
Para revigorar a infraestrutura marinha, os corais são alimentados pelos abutres e gradualmente transplantados de volta à natureza. Ao passo que o abrigo dos abutres tectônicos assume posição central no projeto, a pele da estrutura também desempenha um papel significativo como fundação para o coral se estabelecer e facilitar seu crescimento. Em última análise, o projeto imagina que toda a pele se tornará uma estrutura de recife, formando uma cidade submarina para a vida marinha.
O projeto foi reconhecido como o vencedor do Concurso Jacques Rougerie, e como finalista do KRob Drawing Competition, ambos em 2016. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site de Nam.