A MODUL architectural bureau está trabalhando em um projeto de reforma que transformará uma antiga fábrica nos arredores de Moscou em uma moderna sala de exposições. Encomendando por uma empresa de materiais de construção em pedra, o projeto foi concebido como uma série de diferentes espaços expositivos, áreas de atendimento ao cliente assim como uma ampla infra-estrutura de escritórios e áreas de lazer.
Para melhor atender ao programa do cliente, os arquitetos decidiram por dividir os espaços existentes da antiga fábrica em duas categorias: uma área de “intervenção” e uma zona de “produção”. Isso para que durante o processo de projeto e reforma do edifício a produção da fábrica não fosse parada nem mesmo por um dia. Além da estrutura existente, o projeto conta ainda com uma nova área de armazenagem projetada para abrigar o estoque da fábrica, liberando o espaços do histórico edifício para transforma-lo em um grande centro de exposições.
Toda a área técnica da antiga fábrica foi reaproveitada e transformada em um enorme espaço interativo de cunho didático. Uma sequência de nove pavilhões temáticos foram projetados para abrigar os diferentes produtos da empresa, proporcionando uma experiência imersiva no contexto cultural do processo de fabricação, abrangendo desde os primórdios até as mais recentes inovações. A pedra é a principal matéria prima utilizada nesta fábrica, portanto, ela não é apenas vista como um material a ser processado, mas principalmente como um obra de arte em seu estado puro, um objeto a ser admirado.
Áreas externas foram incluídas para atrair os visitantes. Um pavilhão multiuso e fachadas intercambiáveis para a exposição de novos produtos foram concebidos como uma continuidade do showroom do lado de fora da fábrica. A fachada expositiva conta com três zonas com características diferentes: uma parte mais clássica, com um pátio em estilo italiano, uma elegante fachada modular de travertino e finalmente, uma fachada mais complexa e dinâmica representando a arquitetura do futuro.
Na porta de entrada da fábrica, um novo parque público foi criado para presentear a cidade e seus moradores, reconectando esta histórica área industrial com a malha urbana de Voskresensk. Passarelas abandonadas de concreto aparente, ruínas do passado industrial da cidade, foram reaproveitadas e transformadas em jardins para este novo parque pós-industrial. Os percursos em diferentes níveis foram pensados para funcionar como “mirantes” desde onde é possível admirar esta intrincada rede de espaços expositivos e espaços públicos.