-
Arquitetos: OFIS arhitekti; OFIS arhitekti
- Área: 228 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tomaz Gregoric
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada no distrito de Rozna Dolina, no centro da cidade de Liubliana. A área era, em grande parte, subdesenvolvida até o terremoto de 1895, quando os construtores começaram a procurar terras baratas perto da indústria para construir habitações para os trabalhadores. Os prados baixos, no que hoje é Rozna Dolina, foram comprados na década de 1890 pela Associação dos Trabalhadores Eslovenos. Hoje, se tornou uma área popular ao lado da parte verde da cidade com o Tivoli Park, Zoológico e Roznik Hill, um popular destino para seus cidadãos.
Também é conhecido por ser a "Beverly Hills" de Liubliana, com casas residenciais e seus jardins. Porém, infelizmente, muitos proprietários converteram os terrenos em várias residências com escala e linguagem arquitetônica indefinida. Esse é também o caso das residência vizinhas que fazem fronteira com esta propriedade.
A tipologia e o caráter usados nas vilas pré-guerra deste bairro elevaram o térreo para protegê-lo contra enchentes, permitindo a iluminação e a ventilação natural dos espaços subterrâneos. Na entrada da casa, as escadarias criavam um pórtico; uma estrutura que consiste em um telhado apoiado por colunas em intervalos regulares, normalmente preso como um pórtico a um edifício. O último pavimento da casa costumava ter um tamanho menor do que os inferiores, devido à criação de terraços e à boa exposição ao sol e ao jardim.
O conceito inicial segue a mesma tipologia e regras. O térreo elevado contém os principais espaços de convivência. A entrada é um pórtico com escadas largas cobertas e fechadas. A residência se abre para o lado sul com terraços repletos de árvores, criando jardins na frente de cada nível dos dormitórios que gradualmente atinge um tamanho menor no nível do telhado.
Como o programa utilizava 40% do terreno, o conceito propunha plataformas elevadas para o terraço em direção ao sul e um átrio envidraçado interno adicional no coração da edificação. Ele funciona como uma fonte de luz natural e ventilação entre a área de jantar e sala de estar, local externo para café da manhã de verão e termina em um nível subterrâneo como um pátio interno íntimo entre a entrada inferior do estacionamento e o dormitório de hóspedes.
O conceito na planta baixa divide claramente o programa familiar: nível semi-subterrâneo abrindo espaço para o quintal, piso térreo com sala de jantar e terraço, primeiro nível para crianças e nível superior como área para os pais.