"Dragão de Tarapacá" é o nome do projeto do novo Museu Antropológico Regional de Iquique, de Daniel Libeskind, que será construído na praia de Huayquique. No ano passado, o arquiteto americano visitou o Chile para conhecer o local e se encontrar com o prefeito de Iquique, Mauricio Soria Macchiavello.
A partir de demandas acumuladas nos últimos 30 anos, o projeto é uma busca para melhorar a orla costeira, permitir que a população que vive na parte alta do setor se aproxime do mar e aumente os espaços públicos dentro do comuna
O projeto de 3.760 metros de extensão é o prolongamento da duna de areia, e conta três empenas verticais paralelas que abrigarão, entre elas, o espaço principal do museu.
Um jardim, na porção mais próxima da Avenida La Tirana, servirá de entrada para o museu.
"Cada volume se refere à paisagem circundante, como a duna, a montanha, o deserto e o oceano, mostrando uma composição musical silenciosa em proporção, materialidade e luz." - Daniel Libeskind em vídeo conferência.
Os espaços de exposições se estenderão por todo o edifício em dois pavimentos, culminando em um espaço vertical que contará com uma parede de espelhos que refletirá a encosta e a duna. O projeto inclui espaços educacionais, salas de aula e um teatro.
O prefeito Mauricio Soria anunciou que apenas através de uma parceira público-privada é possível dar seguimento ao próximo passo: o desenvolvimento dos projetos de arquitetura e engenharia.