O artista visual espanhol Agustín Ferrer Casas, em colaboração com a Fundação Mies van der Rohe, publicou uma história em quadrinhos sobre a vida e a obra do renomado arquiteto Mies van der Rohe. MIES é uma história biográfica inspirada em uma reportagem publicada por Anatxu Zabalbeascoa no El País semanal: Menos es más.
Com textos escritos pela própria Zabalbeascoa e também por Norman Foster, os quadrinhos MIES fazem parte de um esforço maior da Fundação para incentivar novas linguagens e formas de disseminação do conhecimento da arquitetura, algo que possa interessar não somente os profissionais mas também a todas as pessoas que se interessem minimamente e queiram aprender mais sobre esta rica disciplina.
Os quadrinhos são resultado de um longo processo de pesquisa sobre a vida e obra de Mies, uma tentativa de retratar a vida do arquiteto de uma outra forma porém, com a maior fidelidade possível. A proposta é muito inovadora no sentido que o formato gráfico permite uma criatividade enorme para explorar e recriar a estética característica da obra de Mies e suas obras mais icônicas.
Os quadrinhos MIES serão lançados em conjunto com uma série de outras iniciativas em comemoração aos 50 anos de sua morte, 90 anos da construção do pavilhão alemão para a Exposição Internacional de Barcelona, e o centenário da Bauhaus.
Aqui você pode acessar e folhear livremente as páginas desta divertida história. Sinta-se à vontade para adquirir os quadrinhos no site oficial aqui, eles foram produzidos e editados em colaboração com a editora Grafito Editorial.