Temos o prazer de apresentar, hoje, os projetos finalistas do Prêmio Obra do Ano 2019 (ODA19). Após duas semanas de nomeações, e mais de 10.000 votos, foram escolhidos os projetos favoritos entre centenas de obras construídas nos países de língua portuguesa. Nosso júri de especialistas, composto por nossos próprios leitores, realizou, mais uma vez, um excelente trabalho na seleção das 15 obras. Os finalistas abrangem uma diversidade notável de programas. Há projetos culturais, comerciais, educacionais, praças, residências de alto padrão e remodelações. A seleção é uma amostra interessante da produção arquitetônica contemporânea em Brasil e Portugal, fortemente marcada pela exploração dos materiais, a riqueza de nossos contextos geográficos e os diversos desafios enfrentados pelas nossas sociedades.
Entre os 15 finalistas, 9 projetos brasileiros e 6 portugueses. Dois escritórios repetiram a boa atuação no ano de 2017 e figuram como finalistas novamente em 2018. O Studio Mk 27, por exemplo, tem dois projetos finalistas neste ano. O escritório português PROMONTORIO também figurou entre os finalistas dois anos consecutivos.
A partir de hoje até o dia 23 de abril vocês podem conhecer cada detalhe destas obras e votar (uma vez por dia) naquelas que julgam ser os melhores exemplos da arquitetura lusófona contemporânea. O resultado será divulgado no dia 24 de abril de 2019!