O escritório Steven Holl Architects venceu o concurso de projeto para a sede da iCarbonX, uma empresa de máquinas de genoma em Shenzhen. A proposta compreende duas torres: a primeira torre (Corpo A) formando um componente residencial, e a segunda torre (Corpo B) abrigando escritórios, laboratórios e espaços públicos de recepção. A forma das torres é inspirada no estudo de genes e do DNA.
O Corpo A, uma torre residencial de 150 metros de altura, é descrito como o "elemento de estar". A torre é conectada ao Corpo B, um "elemento trabalho" de 200 metros de altura, por quatro passarelas que simbolizam ligações atômicas de carbono. As duas passarelas superiores abrigam um programa hospitalar que compreende um circuito de saúde e nutrição com cafés, uma academia e uma piscina. Por sua vez, as duas inferiores se unem para formar espaços públicos, galerias e espaços para reuniões.
Uma fachada de vidro com diferentes níveis de translucidez garante sombreamento adequado ao programa do edifício. A geometria curvilínea molda o espaço público no nível do solo, que conta também com jardins e um “reservatório de água” central reciclado.
O projeto deve ter suas obras iniciadas ainda este ano.