Projetado pelo escritório Diller Scofidio + Renfro, o novo parque linear ao longo do rio Tâmisa, em Londres, será inaugurado em julho deste ano. Em colaboração com Neiheiser Argyros, o escritório novaiorquino projetou o próximo destino cultural e de lazer na capital do Reino Unido, que contará com uma coleção de obras de arte pública disposta ao longo de uma rota paisagística para corridas, caminhadas e meditação. Com 5 quilômetros de extensão, o parque conta com passagens elevadas de 9 metros de altura que fluem através de árvores e esculturas de grande porte.
“The Tide traz para Londres uma experiência inigualável ao ar livre na cidade”, comentou Kerri Sibson, diretora da Greenwich Peninsula, onde o parque se localiza. “Esta paisagem tridimensional arrojada abre o rio, aproxima as pessoas, nos oferece arte, natureza e espaços de lazer. Mais importante ainda, é um lugar para todos."
Benjamin Gilmartin, sócio da Diller Scofidio + Renfro, observou: “O projeto The Tide busca incorporar um novo domínio público aos ritmos diários da Península de Greenwich, sobrepondo suas correntes de atividade em uma paisagem espessa. Os visitantes poderão conhecer o parque a partir de pontos de vista variados, desde o nível da rua até os caminhos elevados de nove metros de altura que percorrem o local para se conectar à rede existente de lazer, arte e vida social nos bairros. Diversas programações ao longo do caminho atuarão como ilhas que receberão o contingente de visitantes, ciclistas e corredores, ao mesmo tempo em que proporcionarão locais íntimos de pausa para contemplação, conversa e descanso.”
The Tide será o primeiro parque linear elevado de Londres. Evoluindo ao longo dos anos, o percurso de 5 km acabará por se adaptar a cada novo bairro da região à medida que estes forem construídos, entrelaçando-se entre os edifícios.