O escritório odD + Architects projetou uma torre residencial com jardins externos em Quito, Equador. Inspirada na tradicional arquitetura da cidade de claustros e jardins, a torre reinterpreta a ideia de pátio em sua fachada. Apelidado de Jardim Comum, o projeto enquadra perspectivas da paisagem urbana em seus 12 pavimentos de jardins e arcadas.
Os arcos servem não apenas como estrutura principal da torre, mas também criam bolsões de vegetação a cada nível. Quito se localiza precisamente sobre a linha do Equador, onde o sol incide quase a 90 graus em partes do ano e onde praticamente não há variação de estações. Por essa razão, diz a equipe, edifícios em altura têm o potencial de se tornarem ecossistemas verticais que tiram proveito do sol equatorial.
O projeto utiliza o sol para se tornar um repositório de vida vegetal e animal na cidade. Cada apartamento é cercado por seus próprios jardins privados no meio de um ambiente urbano denso; isso cria uma experiência única para os habitantes e muda o cenário urbano, acrescentando não apenas camadas de natureza, mas também de história e um sentido de reflexão na cidade.
Via odD+ Architects