O TRS Studio desenvolveu o projeto para uma habitação de baixo custo na região de Callao, no Peru. O módulo unifamiliar é baseado em um contêiner de carga e foi construído com materiais resistentes que envolvem baixo custo e baixo impacto ambiental. O projeto depende da participação da comunidade e visa melhorar a qualidade da saúde e da habitação no assentamento Pesquero II através de materiais e técnicas sustentáveis.
O projeto começou com um estudo dos tipos de casas existentes na área, chegando à conclusão de que a estrutura básica não deveria ser muito invasiva e que os materiais deveriam ser de fácil manutenção e baixo custo. O resultado foi a adaptação de uma série de contêineres de carga ISO 40 com uma área total de 60 metros quadrados, utilizando madeira reciclada do local.
A casa modular é projetada como dois volumes, um sobre o outro. O volume superior contém uma área social e cozinha, enquanto o outro abriga a porção privada do programa. Os interiores são iluminados naturalmente através de aberturas no teto.
O projeto foi pensado para uma família de quatro pessoas, podendo ser transformados em novos espaços de acordo com as necessidades da família. Além disso, uma área de 18 metros quadrados foi adaptada para receber zonas de lazer e jardim.
A escolha da materialidade foi de suma importância para o projeto. As placas de madeira recicladas OSB são fabricadas a partir de aparas de madeira, um material ecológico, econômico, versátil e durável. Este tipo de painel é resistente a deformações e oferece excelente isolamento acústico e térmico. Placas de policarbonato reciclado também foram incorporadas ao design, e apresentam uma vida útil de 20 anos. O material tem uma alta resistência a várias condições climáticas e variações de temperatura, ao passo que sua transparência ou translucidez o torna aplicável a fachadas, claraboias e telhados.
Via: TRS Studio